Mafra realiza sonho do 2º grau na Escola Agrícola
Para oficializar o início do segundo grau na Escola Agrícola Municipal "Prefeito José Schultz Filho" que formará técnicos em Agropecuária, o Prefeito Jango Herbst participou de solenidade realizada na manhã de ontem, que reuniu a Gerente de Educação, representante da 25ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, Maria Alcionete Neves Batista e Cliceu Uhlig, diretor do CEDUP, além da direção, professores e alunos da escola.
A primeira turma da 1ª série do Ensino Médio Integrado – Técnico em Agropecuária, conta com 38 alunos matriculados. A implantação será gradativa e é uma reivindicação do Prefeito Jango Herbst, feita no ano passado ao Governo do Estado. Consistirá numa parceria entre o Governo Municipal e o Governo Estadual – 25ª SDR/CEDUP.
O Prefeito Jango Herbst, parabenizou os alunos da 1ª turma, destacando a importância que a formação em técnico em agropecuária representará para a vida profissional, principalmente com as expectativas promissoras que se apresentam com a implantação das novas empresas ligadas ao setor agropecuário em Mafra e na região. Agradeceu ao Governo do Estado pela parceria que possibilitou a "concretização de um sonho", pois considerava como "algo inconcebível aceitar Mafra sem segundo grau na Escola Agrícola", em razão da importância que o setor representa para o município e pela produção e produtividade apresentada a cada safra.
Formação
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira, o 2º grau é o resultado da preocupação do Prefeito Jango em dar continuidade ao trabalho voltado para a área agrícola que vem sendo desenvolvido, "visto a existência do perfil educativo, estrutura física e recursos materiais". A Escola Agrícola atende atualmente 195 alunos no Ensino Fundamental capacitando-os com pré-qualificação em Agropecuária. Durante o curso os alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional -EMIEP receberão formação básica fundamentada nos conhecimentos científicos, culturais e tecnológicos das Ciências da Natureza, Matemática, das Linguagens e Códigos, das Ciências Humanas e suas Tecnologias.
A Gerente de Educação da 25ª SDR, Alcionete Neves Batista afirmou que "Mafra já deu um salto qualitativo à frente dos demais municípios" com a implantação do ensino médio integrado. Ela parabenizou o Prefeito Jango e a equipe da educação, pelo empenho que dispensaram para que o projeto pudesse ser aprovado e iniciado ainda em 2008, dizendo que o trabalho realizado mostra que há uma preocupação com a educação e "quando há essa preocupação é sinal que se deseja o crescimento da cidade".
Na foto a primeira turma do segunda grau na Escola Agrícola