Estacionamento rotativo deverá ser implantado ainda neste ano em Mafra
-
Conselho de Trânsito debate o tema na primeira reunião de 2008
A primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Trânsito, realizada na ultima terça-feira, na Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente discutiu entre diversos assuntos, dois considerados de fundamental importância para a cidade: estacionamento rotativo e guarda municipal. São metas da administração do Prefeito Jango Herbst, que atendem às orientações da Empresa Via 11, de consultoria no trânsito e as solicitações tanto de lojistas como de consumidores. Elas deverão ser postas em prática ainda este ano e tem por finalidade regularizar e ampliar o numero de vagas de estacionamento no centro da cidade.
No que se refere ao estacionamento rotativo, o Departamento de Trânsito da Prefeitura está elaborando um ante-projeto que posteriormente será discutido junto ao Conselho Municipal. Para sua implantação, estão sendo consideradas duas possibilidades: ser coordenado pelo município ou seguindo o exemplo de São Bento do Sul, terceirizando a coordenação. Para buscar subsídios quanto a satisfação da população, técnicos de Mafra visitaram o município de São Bento do Sul, onde conversaram com a comunidade e com autoridades ligadas ao trânsito.
A Lei para implantação do estacionamento rotativo já existe e data de 1987, mas, segundo informações do Secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Onírio Jorge Medeiros, ela deverá ser adaptada à realidade, em razão do novo Código de Trânsito.
Guarda Municipal
A implantação da Guarda Municipal, outro tema discutido durante a reunião, também já conta com Lei específica, datada de dezembro de 2006, com Decreto regulamentando a Lei e com o Regulamento Interno. Sua implantação é meta do Prefeito Jango Herbst, mas esbarra na questão financeira. Estudos vêm sendo realizados por parte da administração municipal para viabilizar o início dos trabalhos da Guarda Municipal, através da busca de recursos, ação que contará com apoio das entidades participantes do Conselho Municipal de Trânsito, que já se propuseram a auxiliar nessa busca.