Vans e Táxis têm até o final do mês para fazer vistoria nos veículos
Os proprietários de táxi e transporte escolar em vans têm até o final de fevereiro para fazer a vistoria em seus veículos, sob pena de perderem os alvarás de funcionamento e ainda sofrerem multa. As fiscalizações estão sendo feitas por equipe do Departamento de trânsito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, com o objetivo, segundo o Secretário Onírio Jorge Medeiros, de assegurar um serviço de transporte, tanto de alunos como de passageiros dos táxis, que ofereça totais condições de segurança. O Município de Mafra possui hoje 35 vans e 51 táxis cadastrados. Após a realização da vistoria, os veículos recebem um selo que identifica que o veículo está apto para transportar passageiros.
O Departamento de trânsito de Mafra alerta que, no caso dos táxis, há ainda uma outra exigência legal a ser respeitada, que é de se utilizar veículos com no máximo 10 anos. Para a adequação à lei, o prazo é final de abril. Após 1º de maio, o proprietário do veículo que não cumprir com a determinação perderá a concessão do ponto.
Para o presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Mafra, José de Oliveira Sobrinho, que está acompanhando o processo de revisão dos veículos junto com a Prefeitura, a medida é boa e importante pois visa garantir a segurança dos passageiros. "Nossa meta é melhorar sempre a qualidade dos serviços de táxi e para isso, os veículos têm que estar sempre revisado e oferecendo condições de segurança de transporte".
O Presidente da Associação de Transporte Escolar de Rio Negro e Mafra – ATERMA, David Cardoso Filho falou que as vistorias são de suma importância para a qualidade dos serviços. Disse que a associação apóia a ação do executivo e também alerta aos pais que exijam a documentação completa dos veículos na hora de contratarem os serviços. "Além da vistoria, é necessária uma constante fiscalização", declarou.