Banco de Emprego auxilia para colocação no mercado de trabalho
- Programa da Prefeitura de Mafra tem como meta para este ano ampliar parcerias
O Programa "Banco de Emprego", desenvolvido pela Prefeitura de Mafra desde abril de 2006 através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social, conseguiu colocar no mercado de trabalho até o final de 2007, cerca de 800 pessoas. Para este ano a meta é ampliar o número de empresas parcerias e com isso aumentar o numero de vagas a serem ofertadas, além de iniciar trabalho de qualificação das pessoas cadastradas.
O Programa tem por objetivo oportunizar a inserção dos usuários da política de assistência social no mercado de trabalho local, visando a geração de renda própria e autonomia financeira. Conta atualmente com 1.720 pessoas cadastradas e 42 empresas parceiras.
Para participar do programa, os interessados devem preencher cadastro na Secretaria da Ação Social, sendo necessário ser maior de 16 anos e apresentar de Carteira de Trabalho, CPF e Identidade. Após o preenchimento do cadastro, o candidato passa por uma entrevista na Ação Social, uma pré-seleção para a vaga disponível e, posteriormente, é encaminhado para a primeira entrevista na empresa. Depois recebe orientações básicas sobre comprometimento, responsabilidade e outros temas para uma postura profissional adequada. Somente então inicia as atividades.
Segundo o Prefeito de Mafra, Jango Herbst, uma das principais preocupações do Executivo refere-se à atração de novas indústrias para Mafra e com elas a abertura de novas vagas no mercado de trabalho. Ele destacou a participação e parceria das empresas existentes e disse acreditar que a atuação social não deve restringir-se somente ao assistencialismo. "Ela deve procurar melhorar a auto-estima do cidadão, capacitando-o e dando condições de suprir suas necessidades básicas através do próprio trabalho". O Secretário da Criança e Ação Social, Adir Kuss salientou que a preocupação é também levar ao empresário a consciência da responsabilidade social para o desenvolvimento sócio-econômico do município.
Qualificação
No dia 15 de fevereiro, equipe do Banco de Emprego participou do Fórum de Qualificação Profissional, realizado pelo SINE de Mafra, nas dependências da CDL, para escolha dos cursos que virão para Mafra. O Secretário Adir Kuss acompanhou os trabalhos demonstrando a preocupação do Executivo Municipal para com a questão do desemprego e em relação as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que não possuem qualificação profissional.