Farmácia Básica do SUS de Mafra está informatizada

A Farmácia Básica do SUS foi a primeira das diferentes áreas de atendimento da Saúde Municipal de Mafra a passar pelo processo de informatização e que  já resultando em melhorias no controle de estoque e de perecividade (validade), entre outros resultados. Para dar continuidade à meta de informatizar toda a Secretaria Municipal de Saúde o processo já iniciou também nos postos de saúde e do Núcleo Materno Infantil. Depois de concluída, a população poderá retirar os medicamentos necessários, previamente prescritos por profissional médico do SUS, também nos postos evitando o deslocamento. Umas das vantagens da informatização no setor é o maior controle na distribuição dos medicamentos, impedindo a entrega em duplicidade, evitando o estoque caseiro e a administração em doses excessivas, além da economia aos cofres públicos.

No ano de 2007, foram registradas 135.892 receitas aviadas, com investimentos de R$ 455 mil em medicamentos para o Pronto Atendimento e Farmácia do SUS de Mafra.  Segundo informações dos farmacêuticos responsáveis  Ernesto Tinoco de Souza e Carolina Carvalho Gomes Ramos, a Farmácia do SUS possui mais de 53 mil pessoas cadastradas, que retiram medicamentos  constantes da Relação  Nacional de Medicamentos, do Ministério da Saúde, os quais atendem de 90 a 95% das patologias existentes no município. "O SUS atende ainda pacientes da região, participantes dos programas específicos e especiais, como por exemplo, AIDS, Hanseníase, Tabagismo e Tuberculose informaram, salientando que o município  possui ainda 691 processos para atendimento a pacientes com medicamentos de alto custo.

Para o Prefeito Jango Herbst, todas as medidas que proporcionem estender o  atendimento à um maior número de pessoas são importantes e necessárias. "A Saúde foi eleita como prioridade em minha administração e os investimentos em 2007, que chegaram a 32 por cento da receita, comprovam isso", declarou.

Controle

A Secretária de Saúde de Mafra,  Solange Lansky explicou que a informatização da farmácia e posteriormente dos postos de saúde, possibilitará  um controle e distribuição mais eficientes dos medicamentos, permitindo verificar se um determinado produto que está em falta em um posto pode ser encontrado em outra unidade. Informou ainda que pelo histórico do paciente, poderá ser controlado que medicamento pegou, quando e em que quantidade, bem como a data de retorno.  Ela anunciou que na seqüência serão informatizados os postos de saúde, a marcação de consulta e autorização de exames.