Vigilância Sanitária alerta sobre o uso indevido de agrotóxicos no combate a piolhos

 

Vigilância Sanitária de Mafra repassou nesta semana o alerta feito pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina, através da Gerência de Toxicovigilância, Farmaco e Hemovigilância, sobre o risco de intoxicações em crianças, decorrentes do uso indevido de produtos no combate a piolhos. O produto mais comum seria o Organofosforado, utilizado como produto de uso veterinário, agrícola ou saneantes.

"Alertamos que estes produtos não devem ser utilizados em seres humanos, uma vez que inibem uma enzima chamada acetilcolinesterase causando náuseas, vômitos, fraqueza, palidez, vertigens, aumento ou redução dos batimentos cardíacos, salivação e suor intensos, tremores musculares, grande secreção pulmonar e até o coma, podendo levar ao óbito", explicam os agentes. E solicitam aos médicos que,  sempre que atenderem casos semelhantes notifiquem a Vigilância Epidemiológica de seu município a fim de que medidas de orientação e prevenção possam ser tomadas.

               Controle

A infestação ocorre através de contato direto com objetos infestados com piolhos, tais como chapéus, bandanas, bonés, escovas de cabelo, pentes, travesseiros, encostos de cadeiras, assentos de carros ou contato com pessoas com piolho. O controle pode ser feito pelo uso de shampoos ou loções próprias para o tratamento de piolhos, prescritos por médicos e que matam tanto as lêndias quanto os piolhos. Mas sugerem: deve-se ler com muita atenção as instruções de uso antes da utilização dos produtos e seguir as orientações do médico, pois estes produtos podem causar intoxicação ou mesmo reações graves em crianças com problemas respiratórios e asma. "Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem utilizá – los".

O uso do pente fino, no mínimo uma vez ao dia, para retirar os adultos e a catação de lêndeas são bastante eficazes no controle desses insetos. Quando estiver passando o pente fino, utilize sempre um pano branco evitando assim que os piolhos caiam na roupa. Durante e após o tratamento, toda a roupa de cama e toalhas de banho da pessoa infestada devem ser lavados com água bem quente e expostas ao sol. Limpar com aspirador de pó as poltronas, almofadas e bichos de pelúcia, onde os piolhos podem ter ficado.

A Vigilância Sanitária de Mafra atende na Rua Mathias Piechnick, 55, anexa ao SUS. Telefones para contato: (47) 3642-8708 ou 9911-4471.