Projeto “Leia e passe adiante quer incentivar a leitura”

• "Podem pegar sem susto ou custo, mas depois passem adiante".

Encontrar um livro novo, autografado em um banco de praça, na igreja ou em ponto de ônibus é algo possível em Mafra desde que a escritora Marina Medeiros iniciou seu projeto de incentivo à leitura "Leia e passe adiante". Com uma mensagem na contracapa, ela deixa exemplares de suas obras à disposição de quem se interessar. "É gratificante poder contribuir para promover a leitura e também aproveito para divulgar meu trabalho, explica a autora de "Saudosa Maria" e "O portal e o livro das profecias", ambos lançados em 2007. Marina iniciou o projeto em janeiro e repetiu no Carnaval, pela capital catarinense, onde já deixou pelos recantos da cidade, cerca de 50 exemplares. Em paralelo repete o projeto em Mafra  e como resposta, os livros de Marina Medeiros já estão circulando em Estados como Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

A dona de casa Vilma Kudla foi uma das mafrenses que teve acesso a um dos livros deixados na praça. Ela achou a idéia importante porque dá oportunidade às pessoas  que não tem condições de comprar um livro, além de incentivar a leitura. Disse que depois de ler, passará o exemplar para seu filho que mora em Joinville.

Marina conta que tem recebido inúmeros telefones de incentivo e agradecimentos. "Recentemente recebi um e-mail de uma turista do Mato Grosso, que encontrou o livro em uma igreja de Florianópolis, quando passava por um momento difícil, de depressão. Ela me agradeceu pela colaboração que prestei. Foi muito gratificante e emocionante", afirmou.

Marina M. Medeiros, gaúcha radicada em Mafra há 30 anos é autora de centenas de contos além dos livros "O Portal e o Livro das Profecias" e "Saudosa Maria", lançadas simultaneamente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Está preparando o lançamento de mais duas obras: "Mafra 90 anos", um trabalho de pesquisa da história do município de Mafra e do romance "Nem cravo nem canela, apenas Gabriela". Fotógrafa de profissão, iniciou na literatura efetivamente em 2007. Sua última obra, que mistura ficção e realidade, já está na segunda edição.

Sobre o projeto deixou uma palavra de incentivo àqueles que encontram seu livro: "podem pegar sem susto ou custo, mas depois de ler passem adiante".