Biblioteca Itinerante já percorre os bairros de Mafra

Os Ônibus Biblioteca Itinerante, da Prefeitura de Mafra já estão na estrada levando cultura e informação à todos os moradores dos bairros e interior do município. Na última semana esteve na Escola Agrícola, na Vila Argentina, Faxinal e Vila Ivete. Empolgação, curiosidade e depois a leitura propriamente dita, são algumas das reações que as crianças, ou mesmo os adultos têm ao entrar no Ônibus. Evandro Junior de Paulo, de 11 anos, que está cursando a 5ª série na Escola Agrícola, nunca tinha sentado em frente a um computador antes.  Sempre teve curiosidade e disse não saber o que esperar.  Seu sonho é ser caminhoneiro, mas sabe que mesmo nessa profissão o uso da informática é importante.  "Achei legal e importante, disse sem tirar as mãos do "mouse" e o olhar da tela.  Já Cleiton Scherma, de 11 anos está mais familiarizado com o computador. Embora não o utilize para pesquisa, gosta de jogar e brincar com o equipamento.

Um dos principais objetivos do ônibus biblioteca é a inclusão. Com eles é possível diminuir a distância entre a Biblioteca Central e as diversas localidades existentes no município. Mafra é o quarto município catarinense em extensão territorial e possui comunidades localizadas à cerca de 55 km da sede, como Caçador, ou São João da Barra, distante cerca de 40 km.  Os computadores nos dois ônibus, com acesso à internet oferecem a possibilidade aos moradores de localidades isoladas, de  usufruírem do serviço nos locais onde não existe este privilégio.

Cidadania

Para o Prefeito Jango Herbst a importância do Projeto está na forma como promove a inclusão das pessoas, levando cultura e informação a todos os cantos do Município, facilitando a leitura e com ela o conhecimento, a educação e a cultura "essenciais  para o verdadeiro exercício da cidadania".

Para concretização do Projeto foram comprados 2  veículos (posteriormente adaptados),  4  computadores e 1.000 livros para cada veículo. Eles foram adquiridos com recursos do Governo Federal, no valor de R$ 159.000,00 com  contrapartida  de 20%  por  parte  da Prefeitura Municipal. O acervo bibliográfico é formado por aproximadamente 2 mil exemplares para literatura e pesquisa, incluindo livros em Braille. Os portadores de necessidades especiais também  tem acesso à  Biblioteca Itinerante através de uma rampa  apropriada e software adequado a  utilização.