Produtores mafrenses recebem curso de Olericultura Básica

Curso é oferecido pela Prefeitura de Mafra com apoio de parcerias

Oferecer condições para que o produtor rural possa receber informações técnicas  e aprofundar conhecimentos sobre diversas áreas da agricultura familiar e assim diversificar a produção, criando alternativas de renda à propriedade, é o objetivo dos cursos que a Prefeitura de Mafra vem realizando, numa parceria entre a Secretaria Municipal da Agricultura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais e Secretaria Municipal de Educação. Nesta semana cerca de 15 produtores mafrenses participaram do curso de Olericultura Básica, ministrado pela Engenheira Agrônoma Darana Kelly Tramujas da Silva,  nas dependências da Escola Agrícola Municipal Prefeito José Schultz Filho.

A agricultora Evanilda Xavier de Moraes, fez o curso porque pretende implantar uma horta em sua propriedade. Ela quer aprimorar os seus conhecimentos, principalmente quanto a comercialização. Produtora de leite e grãos na localidade do Rio Branco I, Evanilda já participou de outros cursos e considera que aprender mais é sempre necessário para atender as exigências do mercado,  que são cada vez maiores, principalmente quanto a qualidade dos produtos ofertados. 

A Professora Darana explicou que o curso sobre Olericultura Básica abrange desde a escolha do terreno para a implantação da horta, até os cuidados na colheita e comercialização. Segundo ela, muitos produtores possuem horta apenas para consumo familiar, sem se preocuparem  com o lucro, por falta da utilização de técnicas adequadas. "Com o curso eles podem diversificar a propriedade e elevar a renda familiar", explicou.