Prefeitura de Mafra Inaugura 3° CRAS para descentralizar ações sociais
Para Jango Herbst "aplicar em políticas sociais é investir no cidadão"
Famílias atendidas
CRAS Imbuial – atende famílias da Vila Nova, Restinga, Imbuial e São Lourenço;
CRAS Vila Solidariedade – atende famílias da Vila Ivete, Amola Flecha, Vila das Flores, Loteamento Schableski e Vila Solidariedade;
CRAS Butiá do Lageado – atende famílias do Butiá do Braz, Bela Vista, Pedra Fina, Lagoa Seca, Butiá Santa Rita, Butiazinho de Cima e Butiá do Lageado.
A Prefeitura de Mafra inaugurou no dia 18 de março, na antiga escola do Butiá do Lageado, o seu 3° Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que atenderá diversas comunidades vizinhas. Um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Criança e Ação Social, o CRAS tem como proposta, segundo o secretário Adir Kuss, a descentralização das ações, possibilitando a participação de um maior número de pessoas nos programas sociais oferecidos pelo município.
Na solenidade de inauguração, o Prefeito Jango Herbst, destacou que o Executivo apóia ações que visem o desenvolvimento de programas que beneficiem a população. "A proposta é descentralizar a Ação Social, tornando-a acessível a toda população, incluindo famílias moradoras do interior e cumprindo o que preconiza a Lei Orgânica da Assistência Social", afirmou salientando que "aplicar em políticas sociais é investir no cidadão".
Além do CRAS inaugurado dia 18, a atual administração implantou outros dois Centros de Referência em Mafra, um funcionando no bairro do Imbuial e outro na Vila Solidariedade, que juntos atendem cerca de 10 mil famílias com projetos como cursos profissionalizantes, geração de trabalho e renda, do programa SOS Família, serviços de psicologia e serviço social, além de hortas comunitárias e atividades dirigidas às crianças e jovens.
Descentralização
O Secretário Adir Kuss lembrou que a Secretaria de Ação social foi criada no município em 1993 e somente na atual administração está se verificando a descentralização dos vários programas desenvolvidos pela pasta, com intensificação nos projetos relacionados às crianças. Ele salientou que o CRAS que está sendo implantado atuará ainda este ano somente com recursos do município.
O Ouvidor Eloi Witt fez questão de afirmar que, assim como a saúde está avançando e a educação se destacando na administração Jango, também a assistência social tem sido tratada como prioridade, "com ações sendo realizadas sempre com a bandeira do trabalho, honestidade e família".