Prefeitura de Mafra adquiri equipamentos que auxiliarão catadores de materiais recicláveis

Prefeito Jango entrega equipamentos para RECI VIDA

Em solenidade realizada na sede da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social de MaFra o Prefeito Jango Herbst entregou à  Associação Ecológica Mafrense de Catadores de Resíduos Sólidos – RECI VIDA os equipamentos adquiridos pelo município com recursos do Índice de Gestão Descentralizada – IGD/Bolsa Família com a finalidade de auxiliar as famílias de catadores de materiais recicláveis inscritos no programa Bolsa Família.

O Município adquiriu e cedeu à associação uma Empilhadeira manual hidráulica, com capacidade para 1.000 Kg e altura de elevação de 1.600 mm  e uma  prensa enfardadeira elétrica hidráulica,  com  produção de 2 tonelada por dia . O termo de cessão uso foi assinado pelo Prefeito na manhã de terça feira e os equipamentos seguiram para a sede da Associação, anexa ao aterro sanitário.

A presidente da associação, Sirlene Aparecida Rodrigues Correia disse ao agradecer à administração municipal, que os equipamentos são a concretização de um sonho de 7 anos, prometido por muitos e só agora cumprido. "Eles serão um benefício para todas as famílias que trabalham com reciclagem de materiais, pois com a prensa os reciclados terão o mesmo padrão e poderão receber um preço maior", afirmou. O Prefeito Jango falou de sua satisfação em poder auxiliar as cerca de 100 famílias que vivem da coleta e venda de materiais recicláveis. Agradeceu ao Conselho Municipal do Bolsa Família pela aprovação na utilização dos recursos do IGD e salientou que ações de importância social como essa são possíveis graças ao envolvimento de todos, referindo-se à participação da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, que elaborou o projeto;  da Ação Social, que em paralelo à entrega dos equipamentos, elaborou o projeto "Cooperativismo de Catadores de Recicláveis" e do Conselho Municipal. Na mesma oportunidade destacou o momento positivo e próspero por que passa o município e a convicção de que Mafra crescerá ainda mais, numa alusão ao desenvolvimento do agro negócio no município e na região. Ele elegeu como uma das bandeiras de sua administração a geração de emprego e renda.

Opiniões

O Secretário do Meio Ambiente, Onírio Jorge Medeiros agradeceu ao Conselho pela sensibilidade em acatar o projeto em favor dos catadores e principalmente a todos aqueles que atuam na tarefa de reciclagem. "É através de vocês (dirigindo-se aos catadores) que ajudamos a fazer algo em favor do meio ambiente, o que é importante e se reverterá em benefício de todos", declarou.

O presidente da sub-secção de Mafra da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, Aldeny de Freitas Rocha falou em nome dos membros do Conselho Municipa e, destacou a importância da ação em favor de pessoas que realizam um trabalho importante, embora às vezes  ignorado.

O Secretário da Ação Social, Adir Kuss, falou que as máquinas e o projeto vão  agregar  valor para a associação, com reflexos diretos para os catadores. Pelo projeto a associação deverá repassar 10 por cento a mais do valor pago atualmente aos materiais recicláveis entregues para atravessadores.