Vigilância Sanitária mantém atuação no combate à Dengue
A Administração Municipal de Mafra vem intensificando ações no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, em virtude principalmente da critica situação vivida no Rio de Janeiro.
A Vigilância Sanitária mantem diariamente em Mafra – por meio de equipe de Agentes da Dengue que atua sob orientação da Secretaria Municipal de Saúde – monitoramento das 126 armadilhas espalhadas em locais considerados área de risco, como transportadoras, hotéis e postos de combustíveis, além de 56 pontos estratégicos como cemitério, borracharias e ferro velho, onde há possibilidade de maior incidência do mosquito. Mensalmente são feitas aproximadamente 50 coletas para análise em laboratório.
Desde a implantação do programa de combate à Dengue, há cerca de 6 anos, o Município de Mafra não registrou nenhum caso de dengue. Mas como medida de prevenção da doença, a Vigilância Sanitária vem realizando campanha de esclarecimento e conscientização junto à população sobre os cuidados para se evitar a proliferação do mosquito e sobre os sintomas da dengue, seguindo informativo do Programa Catarinense de Erradicação do Aedes aegypti.Neste mês equipes do Programa de Saúde da Família da Vila Nova estão realizando trabalho de conscientização e verificação de possíveis focos nos bairros da Vila Nova e Restinga
Sintomas da doença
Toda pessoa que apresentar os seguintes sintomas deve procurar com urgência orientação médica nos postos de saúde:
-
Febre alta por vários dias;
-
Dores de cabeça, nos olhos, músculos e juntas;
-
Manchas avermelhadas por todo o corpo e, em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz;
-
Falta de apetite, desânimo e muita fraqueza.