Mafra serve de referência para projetos sociais em outros municípios

 

O Programa de inclusão digital e de incentivo à leitura, idealizado pela administração de  Mafra e levado a efeito através dos Ônibus Biblioteca Itinerante, tem repercutido positivamente e gerado interesse de municípios vizinhos. Nesta semana estiveram em Mafra para buscar informações sobre o ônibus Biblioteca,  a  Secretária de Promoção Social  de Piên (PR), Jaqueline Niezer  e  o diretor da pasta,  João Krajewski. Segundo informaram, eles pretendem desenvolver na cidade vizinha, o projeto oficina de cursos para jovens, através de ônibus multiuso. O projeto englobará as áreas de culinária, informática, corte e costura, bordado, além de palestras variadas.  Eles elogiaram e parabenizaram  a administração municipal pelo projeto e levaram o modelo do ônibus mafrense.

            O Ônibus Biblioteca Itinerante de Mafra foi destaque também durante o 5º Seminário Estadual de Prefeitos, realizado no dia 7 de dezembro, em Florianópolis, que reuniu cerca de  250 agentes políticos, entre eles, prefeitos e secretários municipais de agricultura, turismo e cultura. Na ocasião o Secretário Geral do Ministério da Cultura, Marcos Acco  citou o exemplo de Mafra,  elogiando o projeto de Ônibus Biblioteca Itinerante "pioneiro no Estado de Santa Catarina e um dos poucos existentes no Brasil".  

Biblioteca Itinerante

            Em 2007 O Município de Mafra adquiriu dois ônibus e os transformou em biblioteca itinerante levando a  informação e a cultura ao encontro da população e cumprindo com o objetivo proposto de  diminuir a distância entre a Biblioteca Central e as diversas localidades existentes na cidade de Mafra. O que torna o projeto inédito, é a  inserção dos computadores nos dois ônibus, com acesso à internet. O Projeto foi desenvolvido com recursos do  Governo Federal, no valor  de  R$ 159.000,00 e com  contrapartida  de 20%  por  parte  da Prefeitura Municipal. Consta de 2  veículos,  4  computadores e 1.000 livros para cada veículo.