Lançado oficialmente o Programa “Mafra em Forma”
- Atividade física como forma de prevenção é o objetivo
Um Programa tem por objetivo proporcionar a prática regular e orientada de atividade física, reduzindo a incidência de doenças crônicas degenerativas não transmissíveis e de educar e sensibilizar a população dos benefícios, importância e manutenção de um estilo de vida saudável foi lançado oficialmente em Mafra, na manhã de quinta-feira, no Auditório Municipal. Trata-se do "Mafra em Forma – o melhor lugar para se viver é aqui", que conta com recursos dos governos Federal e Municipal e que incrementará outros projetos que já vem sendo desenvolvidos no município, todos voltados à prevenção de doenças, como Gestante Ativa, Viva Bem com a Coluna que Você Tem, Caminhando com o SUS, e Ginástica Popular. Ma mesma ocasião foram entregues, simbolicamente, equipamentos para serem utilizados nas atividades físicas, como colchonetes, pesos de mão e caneleiras.
O Professor de Educação Física, Daniel Rogério Petreça, um dos coordenadores do Programa, explicou que o "Mafra em forma" foi idealizado para a promoção da prevenção. "Inatividade física é um grave problema de saúde pública na atualidade, afirmou salientando a importância de programas para inverter os números verificados como de que "50 por cento dos adultos são pouco ativos no Brasil". Ele destacou que o programa de Ginástica popular, proporcionado pelo município nos bairros, conta hoje com 19 turmas, atingindo cerca de 500 pessoas e com ela quer se prevenir e promover a saúde.
Ao parabenizar a todos pelo Programa, dos idealizadores aos participantes, O Prefeito Jango Herbst destacou a importância que a área da saúde tem em sua administração. "A saúde é o maior patrimônio do ser humano e a principal bandeira do governo de Mafra", declarou. Ele ilustrou sua fala citando o percentual investido em 2007 na área da saúde, que chegou a 32 por cento do orçamento do município, mais que o dobro do exigido por lei, que é de 15%.
A Secretária Municipal de Saúde, Solange Lansky destacou o fato de que o município de Mafra foi um dos 9 do Estado selecionados para receber os incentivos para desenvolver o "Mafra em Forma", e conferiu à equipe da Saúde, que já vem atuando nos programas preventivos, os méritos da conquista. Segundo ela o ideal seria praticar exercícios durante toda a vida, mas "é possível recuperar ou iniciar em qualquer idade e o programa é uma forma".
"Mafra em forma" será executado junto às equipes de Saúde da Família, além da Universidade do Contestado – UnC/Mafra e em pontos móveis.
O Programa relaciona os seguintes projetos:
Gestante Ativa
Tem o objetivo de proporcionar atividades físicas e orientações de saúde para gestantes do município, melhorar a capacidade circulatória das gestantes, fortalecer a capacidade muscular para o parto e pós-parto, além da melhora do auto-estima da gestante, com apoio da Maternidade Dona Catarina Kuss.
Informação também é um exercício
Tem o intuito de informar, trazer conhecimento científico e motivar a população através de palestras e dinâmicas à adoção de um estilo de vida saudável e conseqüentemente uma melhora na qualidade de vida.
Viva bem com a coluna que você tem
Visa atender a indivíduos que sofrem ou já sofreram problemas leves de coluna, lombalgia suprindo o bem-estar físico-social para uma possível melhora na qualidade de vida, um estilo de vida saudável e uma autonomia das funções diárias no decorrer da vida.
Ginástica Popular
Visa oportunizar a prática regular de exercícios físicos, a melhora da aptidão física relacionada à saúde e a aquisição de um estilo de vida mais saudável. O programa tem apoio das 9 Equipes de Saúde da Família do Município.
Caminhando com o SUS
Visa oportunizar a pratica da caminhada orientada em grupos, montando percursos e orientando para uma prática segura e com resultados satisfatórios.
Agita Mafra
O programa é um evento de Promoção de Saúde que será realizado no centro da cidade com a equipe de profissionais da saúde da Secretaria Municipal da Saúde contando com o apoio da Universidade do Contestado.
Avaliar para praticar
Tem como objetivo avaliar a população mafrense sendo ela ativa ou sedentária, para um melhor esclarecimento sobre a prática de exercícios físicos orientados verificando quanto a índices aceitáveis de saúde e propor alternativas.