Mafra realizará vacinação contra Febre Amarela
Simultaneamente à vacinação do idoso contra gripe, a Secretaria Municipal de Saúde de Mafra realizará a vacinação contra febre amarela, em razão de o município estar localizado em região de fronteira com o Estado do Paraná. Equipes da vigilância epidemiológica estarão atuando em pontos de divisa de estado tanto na cidade como no interior. A vacinação acontecerá no período de 26 de abril a 9 de maio, em paralelo à vacinação do idoso e também utilizará os mesmos pontos de imunização. Deverão ser vacinadas todas as pessoas acima de 9 meses, independente de viajarem para áreas endêmicas.
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um flavivírus (o vírus da febre amarela), para a qual está disponível uma vacina altamente eficaz. A doença é transmitida por mosquitos e ocorre exclusivamente na América Central, na América do Sul e na África. No Brasil, a febre amarela é geralmente adquirida quando uma pessoa não vacinada entra em áreas de transmissão silvestre (regiões de cerrado, florestas). Uma pessoa não transmite febre amarela diretamente para outra. Para que isto ocorra, é necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada e, após o vírus ter se multiplicado, pique um indivíduo que ainda não teve a doença e não tenha sido vacinado.
Sintomas
A maioria das pessoas infectadas com o vírus da febre amarela desenvolve sintomas discretos ou não apresenta manifestações da doença. Os sintomas da febre amarela, quando ocorrem, em geral aparecem entre 3 e 6 dias (período de incubação) após a picada de um mosquito infectado. As manifestações iniciais são febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço e calafrios. Em algumas horas podem surgir náuseas, vômitos e, eventualmente, diarréia.