Reiniciam sessões de cinema nas escolas municipais de Mafra

A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Educação retomou a partir deste mês o projeto "A Escola vai ao Cinema", desenvolvido em parceria com o SESC de Joinville e CDL de Mafra. Todas as 34 escolas municipais serão contempladas atingindo cerca de 5.300 alunos e 340 professores da rede pública municipal, das áreas urbana e rural, envolvendo da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os alunos assistirão às obras de curta e longa metragem, em sessões apresentadas dentro do calendário estabelecido para o letivo de 2008.  No ano passado o mesmo projeto foi desenvolvido em Mafra no período de agosto a novembro.

O projeto enfatiza a importância do aluno desenvolver, a partir do cinema, o sendo crítico, estético e cultural a respeito de seu país e do mundo, bem como o interesse pela pesquisa. Segundo informações da Secretária Marise Valério Braz de Oliveira, além das sessões, serão realizadas oficinas para alunos e professores, proporcionando a discussão dos temas e conteúdos apresentados nas produções e na expressão da linguagem audiovisual.  "As obras cinematográficas tem três momentos: como instrumento de apoio pedagógico às disciplinas curriculares; como elementos de arte e prazer estético e como meio de expressão e comunicação", afirmou.

O Prefeito Jango Herbst reafirmou que o município será sempre parceiro de iniciativas como esta, que proporcionam à população oportunidades de cultura e lazer.  Disse estar muito feliz por Mafra estar novamente recebendo o projeto "A escola vai ao Cinema" e enalteceu a atuação de entidades como a CDL e SESC, em favor da educação e da cultura.

O projeto "A Escola vai o Cinema" visa contribuir para a qualidade do ensino público, através de ação de caráter cultural, interligando o cinema aos conteúdos curriculares.  Foi implantado pelo SESC em 2001 e em 2006 incluiu as oficinas de animação, para alunos e professores e o início de um processo de reformulação  do material de apoio pedagógico.