Educação de Mafra realizou a Provinha Brasil
Com o objetivo de diagnosticar o nível de alfabetização na 2ª série do ensino fundamental de nove anos, a Prefeitura de Mafra realizou, através da Secretaria Municipal da Educação, a Provinha Brasil, mesmo com o município não tendo a necessidade da aplicação do instrumento avaliativo. Segundo informações da Secretária Marise Valério Braz de Oliveira, o município de Mafra atingiu na avaliação do IDEB – Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica, a média de 5,3, enquanto que a média exigida é de 4,1 e por isso não precisaria aplicar a Provinha Brasil aos seus alunos.
Mesmo com a média verificada a Secretaria de Educação optou pela aplicação da Provinha que servirá de referência, tanto para o diagnostico sobre o processo de aprendizagem quanto o processo de ensino. "Os resultados serão importantes não somente pelo caráter de avaliação, mas por proporcionarem rico conteúdo para análise e estudo para a construção do conhecimento, do resgate de valores na educação e, principalmente, para inclusão social de todas as crianças da rede municipal", declarou.
Os resultados poderão também ser debatidos durante a capacitação continuada dos professores para melhor compreender como o processo de alfabetização ocorre e como a criança aprende.