Ginástica Popular – Programa da Prefeitura de Mafra completa um ano com resultados positivos

Com apenas um ano de implantação, o programa Ginástica Popular – que a Prefeitura de Mafra desenvolve por meio da Secretaria Municipal de Saúde  nos bairros e comunidades do interior do Município desde junho de 2007 – já apresenta resultados positivos em favor da saúde e qualidade de vida da população, reconhecidos  e atestados pelos próprios participantes.    O programa foi idealizado com o objetivo de oportunizar a prática regular de exercícios físicos, a melhora da aptidão física relacionada à saúde e a aquisição de um estilo de vida mais saudável.

Iniciou  junto aos Programas de Saúde da Família -PSFs do Jardim América e Faxinal. Posteriormente foi implantado nos demais PSFs do Caic, Restinga, Vila Nova, Espigão do Bugre, Vila Grossel, São Lourenço, Campo São Lourenço,  Imbuial e 111, atendendo atualmente  mais de 600 pessoas e envolvendo profissionais como  médico, enfermeira, nutricionista e fisioterapeuta, além de professor de educação física e monitores.  Hoje o programa Ginástica Popular faz parte do programa "Mafra em forma", que envolve diversas outras atividades preventivas.

Depoimentos atestam os benefícios proporcionados com o início das atividades físicas no programa. A profissional de serviços gerais, Simone Pereira de Souza Vilarino, de 24 anos, moradora do Faxinal é uma das testemunhas.  Ela começou a freqüentar as aulas no início deste ano e, em apenas 4 meses, já sente grande diferença principalmente quanto a saúde. Ela sofre de bronquite asmática desde bebê, tendo constantes falta de ar até mesmo em pequenas caminhadas. Nunca fez ginástica por medo das crises. Iniciou no programa por questões de estética, mas viu resultados efetivos na saúde. "Agora quase não tenho crises e quando elas acontecem são bem menores e logo passam", afirmou atribuindo a melhora às aulas de ginástica. Além disso, conseguiu emagrecer mais de 3 quilos. Em relação ao programa diz que é excelente, tem que continuar e que se arrepende de não começado no ano passado.

Qualidade de Vida

A dona de casa Maria Becker dos Santos, de 41 anos, diz que depois que começou a fazer os exercícios melhorou a qualidade de sua vida, reduzindo as dores na coluna, o problema de pressão alta, além da perda de 14 quilos. "Tinha dificuldades para me movimentar e até mesmo para cruzar as pernas", declarou. Ela baixou o peso de 107 para 93 quilos e a meta é chegar próximo dos 70 quilos. Além da ginástica diz que  cuida com a alimentação, com acompanhamento de nutricionista.

Outra participante da Ginástica Popular que também perdeu peso foi Elisabeth Plautz Alves Boneto. Ela se exercita junto com o grupo do Faxinal desde agosto de 2007 e já perdeu 10 quilos. "Melhorei em tudo. Hoje estou mais ágil, consigo ir mais longe em menos tempo e sinto melhora dos problemas de dores nas costas e pressão alta", declarou. Para ela o programa de Ginástica Popular trouxe muito benefício. "O programa é ótimo. Sinto mais alegria e vontade de viver, com reflexos no relacionamento conjugal", declarou fazendo questão de salientar o incentivo que o professor dá aos alunos – "Ele é excelente e nos incentiva muito".