Cultura de Mafra apresenta programação para 2016

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo está com a programação completa dos eventos a serem realizados no ano de 2016. As atividades envolverão palestras, teatro, concursos e projetos nas escolas, além de eventos solidários e de resgate dos 100 anos de Mafra, entre outras.

Iniciando em março, já estão programadas as seguintes ações:

Dia 08 – em comemoração ao Dia internacional da Mulher, será realizado o dia de cuidados com a Mulher. Em parceria com as Secretarias Municipais, Delegacia da Mulher, SESC e Universidade do Contestado, além da participação de salões de beleza e lojas de cosméticos.

Dia 12-  Roda de Chimarrão na Praça Lauro Muller, quando haverá contação de causos com  apresentação de gaiteiros e violeiros.

Data: 18 – Exposição de artesanatos de Páscoa junto á Feira da Família, na  Praça Guilherme Abry,  (Praça dos Bancos), das 16:30 às 22 horas.

Dia 19 – Dia Festivo  em homenagem ao Padroeiro de Mafra São José, com celebração na Igreja Matriz.

Dia 19 – Exposição de Páscoa junto à Feira popular, na Praça Lauro Muller, das 9 às 17 horas.

Mafra 100 anos

Uma das preocupações da secretaria é iniciar algumas ações visando às comemorações dos 100 anos de Mafra.  Para tanto já está sendo criado o Concurso de Poesias sobre o Centenário do Município, cujo edital deverá ser lançado em Junho de 2016, com premiação prevista para setembro, como parte das festividades do mês de aniversário de Mafra.

Outro projeto nesse sentido será a criação do Livro escrito por munícipes, que terá o tema “Centenário Mafra -Quem conta um conto aumenta uma ponto”. Consiste no chamamento de pessoas da cidade e do Interior para visitar a Biblioteca Pública e fazer seus registros e  relatos de vivências, não apenas da sua, mas também de seus antepassado,  dos últimos 100 anos. Será um livro escrito pela comunidade, com início, em  05 de abril, Dia Internacional do Livro. O lançamento oficial da obra se dará, como marco histórico do Centenário, com presença de todos os escritores para noite de autógrafos.

Outras atividades estão previstas para marcar o Dia Internacional do Livro, como uma exposição de obras de escritores Mafrenses, num evento chamado “Chá com Arte”.

Solidariedade

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo pretende inovar neste ano, com uma ação de solidariedade, desenvolvendo o projeto “Leitura no Leito”, que  consiste em visitas a cada 15 dias ao Hospital São Vicente de Paula, Lar dos velhinhos, Maternidade Catarina Kuss, levando leitura às pessoas acamadas e internas. O projeto, a ser realizado durante todo o ano, prevê leituras, contação de causos, poesias e outras atividades que levem alegria.

Outra ação de destaque  será o Projeto Cultura nos Bairros que consiste em levar amostra das oficinas culturais aos bairros de Mafra, ao menos uma vez ao mês, quando as comunidades também poderão expor seus talentos, numa troca de habilidades.

O Quê

Dia de Cuidados com a Mulher

Diferentes locais

Roda de Chimarrão