Ações da Prefeitura de Mafra em favor do meio ambiente apresentadas em seminário

A Secretaria do Meio Ambiente de Mafra apresentou as ações mais importantes que o município vem desenvolvendo nos últimos quatro anos, no sentido de proteger e preservar os recursos naturais. A apresentação aconteceu na ultima quinta-feira, dia 05 de junho, durante palestra na II Semana de Meio Ambiente promovida pelo CEDUP.

Dentre os vários trabalhos apresentados, a diretora de Meio Ambiente, Elisabete Gava destacou a importância da implantação do sistema de coleta e tratamento de esgotos no município de Mafra. Todo o processo de solicitação de recursos do Governo Federal – PAC, desenvolvimento do projeto socioambiental e projeto da rede de coleta e tratamento estão sendo desenvolvidos pela Gestão Associada com a CASAN.  Ela relembrou a necessidade que o município tem de implantar ações que melhoraram as condições de saúde da população e contribuem para a melhoria da qualidade dos rios que cortam o município.

Comentou sobre os esforços da secretaria em melhor equipar a Associação dos Catadores de lixo reciclável – RECIVIDA que, em parceria com a Secretaria da  Ação Social,  visa dar melhores condições de trabalho aos catadores –  Prefeitura  entregou para a associação, no início deste ano,  na forma de cessão de uso, uma empilhadeira e uma prensa hidráulica, equipamentos que auxiliarão nos trabalhos desenvolvidos pelos catadores.

COMDEMA

Outro assunto abordado foi a intenção  do Executivo Mafrense em transformar o Parque do Passo em uma Unidade de Conservação. "Estão sendo procurados todos os meios de tornar isso uma realidade para o município", explicou. Durante os questionamentos os participantes perguntaram como estão ocorrendo os trabalhos do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Segundo a diretora, as reuniões acontecem a cada dois meses com a participação dos conselheiros. A próxima está agendada para o dia 11 de junho, na Prefeitura de Mafra e está aberta para participação popular.  Ela solicitou a parceria da população na identificação dos problemas que afetam  o meio ambiente, bem como na apresentação de reivindicações e sugestões para o desenvolvimento de ações pró-ativas em favor da melhoria da qualidade ambiental no município.