Governo Federal mantem recursos para o Programa Mafra em Forma

O Programa Mafra em Forma, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal da Saúde desde 2007, conseguiu manter renovar o convênio com o Governo Federal, com repasses no valor de R$ 52 mil, a serem aplicados no aperfeiçoamento e ampliação para o próximo ano, das ações desenvolvidas. No ano passado o programa recebeu verbas no valor de R$ 80 mil.

Mafra em Forma já obteve várias conquistas por meio dos seus projetos. O projeto Ginástica Popular possui 16 turmas de ginástica contabilizando cerca de 500 pessoas realizando exercícios físicos nos bairros da cidade com estrutura de equipamentos (colchonetes, halteres, caneleiras). O projeto Viva Bem Com a Coluna que Você Tem já atendeu 58 pacientes de lombalgia num tratamento alternativo por meio da atividade física. A caminhada atende 4 Equipes de Saúde da Família,  contabilizando 120 pessoas.

Foram realizadas mais de 18 palestras e eventos de saúde com cerca 4000 pessoas participantes. Além disso, é preocupação do Programa divulgar em meio científico os dados obtidos participando de vários congressos e seminários como o Seminário Internacional de Atenção Básica, Fórum Internacional de Ambiente e Atividade Física, Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde.

O Programa tem recebido todo apoio do Prefeito Jango Herbst, que está preocupado em promover e manter a saúde. Ele considera que a população  necessita incluir cada vez mais em sua rotina diária, a prática de exercícios físicos regulares. Para o ano de 2009 estão  sendo programados várias atividades para toda a população.

Objetivos do Programa

• O Programa Mafra em Forma tem como objetivo proporcionar a prática regular e orientada de exercícios físicos para a população mafrense, além de orientar, educar e sensibilizar dos benefícios, importância e manutenção de um estilo de vida ativo promovendo hábitos e comportamentos saudáveis.