Reunião sobre Defesa Civil reúne municípios do Planalto Norte

Para tratar da criação e estruturação da Defesa Civil nos municípios onde ela ainda não existe e da implantação da comunicação RENER – Rede Nacional de Emergência dos Rádio Amadores, aconteceu na última quarta-feira, no Hotel Susin, reunião com representantes da Defesa Civil do Estado e dos municípios do Planalto Norte Catarinense, além de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre.

Na ocasião a coordenadora da Rede RENER da região, Aline Kruguer explicou da importância das Defesas Civis dos municípios reconhecerem  os rádio amadores como voluntários. Ela informou sobre a realização de capacitação que acontecerá em Mafra, nos dias 13 e 14 de março, quando estará no município o coordenador nacional da rede RENER. Para a capacitação serão ainda convidados os municípios de Rio Negro (PR) e União da Vitória (PR).

No mesmo encontro a pesquisadora do Departamento Estadual de Defesa Civil, Geógrafa Cristiane Aparecida do Nascimento fez uma explanação sobre o que são as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil -COMDECs e quais as suas atribuições no trabalho de prevenção, reposta e reconstrução no caso de desastres. Ela explicou algumas ações que devem ser tomadas pelas defesas civis municipais, como a criação de um Fundo Municipal e de um Grupo de Ações Coordenadas – GRAC, envolvendo todos os órgãos  relacionados à defesa civil no município; a realização de levantamento das áreas de risco e de campanhas educativas visando a mudança cultural  das comunidades, além da inclusão do tema defesa civil nos conselhos de segurança dos municípios.

Participaram da reunião em Mafra, representantes da Defesa Civil dos Municípios de Itaiópolis, Monte Castelo, Canoinhas, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Papanduva, Três Barras, Irineópolis e Major Vieira. A reunião foi promovida pela Associação dos Municípios do Planalto Norte – AMPLANORTE