Posto de Saúde do Espigão do Bugre

A Prefeitura de Mafra concluiu a construção do novo Posto de Saúde da localidade do Espigão do Bugre, mas seu funcionamento depende da aquisição dos materiais e equipamentos. A obra possui 161,65 m2 de área construída, que abrigará salas de pediatria, nebulização, imunização, e curativo, além de consultórios médico e  odontológico, farmácia, expurgo, copa, deposito de materiais e varanda.

Para entrar em funcionamento, segundo o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Gabriel Kubis, é preciso concluir a construção das calçadas e muros, além da aquisição de materiais  e equipamentos. O processo de licitação para compra dos materiais já está em andamento devendo ser necessário um prazo de cerca de 30 dias para a publicação e abertura do pregão.

O Posto de Saúde foi construído pela Prefeitura de Mafra, com recursos de emenda parlamentar do Senador Jorge Bornhausen, no valor de 100 mil e contrapartida do município de R$ 20 mil. A área para receber o posto foi doada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Mafra, na pessoa do Sr. Valdemar Ruthes.

Contará com uma equipe completa de PSF com: 1 médico, 1 dentista, 1 enfermeira, 1 técnico de enfermagem, 1 auxiliar de dentista, 1 auxiliar de manutenção e 9 agentes comunitários de saúde.

Espaço alugado

A Comunidade está se preparando para receber o novo Posto de Saúde da localidade e com ele a equipe do Programa de Saúde da Família – que atualmente atende em espaço alugado – cerca de  724 famílias do Espigão do Bugre, Campina dos Ferreiras, Vila Ruthes e parte do Campo da Lança.