Servidores Municipais de Mafra dão exemplo de solidariedade

As dificuldades enfrentadas por um funcionário do Centro de Serviços da Prefeitura de Mafra,  em relação a doença de seu filho de 15 anos, deram início em 2008 à uma mudança de comportamento que envolveu todos os colegas  servidores do departamento. Eles se envolveram e participaram ativamente para o processo de recuperação do adolescente Helinton Popp, filho dos funcionários públicos Rolando e Tereza Popp, que para o  tratamento de  Leucemia, teve que receber sangue em janeiro, março e julho do ano passado.  Para auxiliar do tratamento de Helinton, os companheiros de trabalho do Pai (do Centro de Serviços) e da Mãe (do Núcleo Materno Infantil) se solidarizaram e passaram a fazer as doações necessitadas e se transformaram em doadores constantes.

Hoje Helinton apesar de continuar em tratamento, já não precisa das doações, mas os funcionários do Centro de Serviços da Prefeitura continuam com a nobre tarefa de auxiliar o próximo. Segundo explicações de Pedro Maurilho Ruthes, que além de funcionário do Centro de Serviços, também atua na pastoral da comunicação da Paróquia Nossa Senhora das Graças, é possível afirmar já terem sido feitas mais de 150 doações e 3 servidores colocaram-se como doadores de medula e outros de rim.

Se perguntarmos a qualquer servidor a quem estão ajudando não saberão informar. "Só sei que ajudamos o filho do caqui (como chamam Roland Popp), mas agora as doações são para quem está necessitando", afirmou Pedro Maurilho, explicando que "fazer o bem sem olhar a quem é maravilhoso".

As atitudes solidárias continuaram a acontecer e contagiaram outros funcionários da Prefeitura de Mafra como do PSF do São Lourenço e do Núcleo Materno Infantil, além de amigos em particular que se identificaram com a atitude humanitária. A mãe de Helinton, dona Tereza destacou que a participação de todos os que se apresentaram como doadores foi importante para o tratamento de seu filho. Ela aconselha à todos os que puderem que sejam doadores, pois a ação representa muito para a aqueles que estão doentes.

História

Pedro Maurilho explicou que o que se observa hoje com os funcionários do Centro de Serviços é resultado de um trabalho que iniciou em 2006, depois da algumas perdas de funcionários por motivo de falecimento. Em parceria com Assistentes Sociais da Secretaria Municipal de Saúde e com responsáveis pelo Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, iniciou-se o Programa de Humanização 1200, que teve por objetivo identificar, conscientizar e prover recursos para as necessidades básicas dos servidores.  Posteriormente, foi desenvolvido o projeto Seminários, com a realização de palestras sobre variados temas, envolvendo profissionais como médicos, nutricionistas, psicólogos e outros que atuavam como colaboradores, tudo visando a mudança de hábitos com conseqüente melhoria da qualidade de vida dos servidores.  Todas as ações tiveram importante apoio e participação efetiva do Departamento de Recursos Humanos e do Executivo Municipal, conforme atestou Ruthes.