Conselhos Municipais iniciam atividades
Os Conselhos Municipais que representam a sociedade na discussão de políticas públicas iniciaram na última semana os trabalhos para o ano de 2009, tendo a Secretaria Municipal da Criança e Ação Social como sede para alguns deles, como os Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) e da Pessoa com Necessidades Especiais (COMDEM), os quais discutiram metas para este ano. Também iniciaram atividades na última semana os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Bolsa Família.
Mafra conta atualmente com 18 conselhos municipais cuja importância foi reafirmada pela Secretária da Ação Social, Áurea Bastos Davet (DEM), pois são organismos sociais representativos da realidade social local. "Os Conselhos Municipais são órgãos deliberativos, consultivos, fiscalizadores e avalizadores de financiamentos de ações que se desenvolvem na comunidade", explicou.
Ela destacou que os conselhos são fundamentais na execução de políticas públicas que atendam as necessidades sociais, tendo em vista serem formados por entidades governamentais e não governamentais dos diversos setores da sociedade. Áurea Davet salientou que a Secretaria da Criança e Ação Social se empenhará no reforço das lideranças comunitárias e nas ações que estão sendo desenvolvidas e que demonstrem resultados na construção de uma sociedade com menos violência, maior empregabilidade e melhor qualidade de vida.
Políticas Públicas
Sobre a melhor maneira de se atuar em favor da sociedade, ou quais as ações são prioritárias para a melhoria da qualidade de vida do cidadão, a Secretária explicou que as políticas públicas sejam de assistência social, do idosos, da educação, saúde, habitação entre outras, "devem ser construídas de acordo com o estudo e a demonstração através de dados reais dos problemas sociais vividos em nossa sociedade".