Governador Luiz Henrique entrega 43 casas populares em Mafra

Mafra (8/3/2009) – O governador Luiz Henrique, acompanhado da presidente da Companhia de Habitação do Estado (Cohab/SC), Maria Darci Mota Beck, e pelo prefeito Carlos Cesar Pigatto, entregaram as chaves de 43 casas populares em Mafra no último sábado (7). Esta ação representa um investimento de aproximadamente R$ 420 mil por parte do Governo do Estado em parceria com a Cohab/SC.

O evento aconteceu no loteamento Iankoski – bairro Imbuial, sendo que das 43 residências entregues, 15 estão localizadas no próprio loteamento Iankoski, 12 em lotes próprios em área urbana e 16 em lotes na área rural. De acordo com Maria Darci, em Mafra já foram assinados 264 contratos da Cohab para construção de casas populares, através do programa "Nova Casa". Estas podem ser construídas em loteamentos municipais ou em terrenos próprios, tanto na cidade como no interior, salientou ela.

No final do ano passado foram entregues 30 casas populares, que somadas com as 43 casas entregues neste sábado, totalizam 73 unidades. As outras 191 casas encontram-se em fase de construção. As casas da Cohab são construídas com recursos dos governos federal, estadual e municipal, sendo R$ 6 mil a fundo perdido e R$ 3 mil a serem pago pelo mutuário em 72 parcelas mensais.

O secretário Abel Schroeder falou sobre a dificuldade enfrentada por grande parte das famílias brasileiras, que é a de realizar o sonho da casa própria, sendo que a entrega das casas gera também desenvolvimento e crescimento para as famílias contempladas e, conseqüentemente, para a região.

O prefeito fez questão de agradecer ao governador pela atenção constante que dá ao município, e também à presidente Maria Darci pela confiança depositada no executivo mafrense, afirmando que a Cohab está fazendo um resgate da cidadania da população e diminuindo o déficit habitacional, tendo em vista que o município passou aproximadamente 20 anos sem receber sequer uma casa popular.

Para o governador Luiz Henrique, a casa própria é como se fosse a carteira de identidade da família, pois garante a ela dignidade e cidadania. Ele afirmou que já foram entregues em todo o Estado 12 mil casas, e que mais 8 mil unidades já estão em construção, beneficiando 20 mil famílias catarinenses. Nos municípios que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra, por exemplo, já foram destinados pelo Governo do Estado R$ 5,5 milhões para as 799 casas contratadas nos sete municípios.

O primeiro mutuário a receber a chave da casa foi Luís Carlos Reddin, um soldador de 34 anos. Ele, a esposa e os dois filhos pequenos moravam de aluguel, e a partir de agora, são donos de sua casa própria. "Esta casa é tudo pra nós, porque representa a dignidade de termos uma moradia decente", afirmou ele.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Infra-estrutura Mauro Mariani, o verador Marcos Witt, que representou o presidente da Câmara de Vereadores de Mafra, o vereador Clesiomar Witt e o prefeito de Campo Alegre Vilmar Grosskopf, entre outras autoridades.

Texto da Secretaria de Estado de Des Reg Mafra