Secretara de Cultura de Mafra realiza “Dia de cuidados da mulher”

“Um dia de cuidados da mulher” com palestra motivacional, atividades físicas, sorteio de brindes, apresentação de músicas e um depoimento emocionado de superação. Assim a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Mafra marcou a passagem do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, no Auditório Municipal.  Iniciando as atividades as presentes participaram de um momento de descontração e conscientização da necessidade de destinar um tempo para se cuidar, no que se refere a pratica de uma atividade física, coordenado pelo professor Rafael, do SESC.  Na sequencia a representante do Grupo Amor Exigente, Dircélia Pilz Mazur proferiu palestra sobre o tema “Valorização da Mulher”.

Segundo Dircélia, o Dia da Mulher tem razão de existir para mostrar a força e a energia que todas têm, pois são capazes de criar, inovar, cuidar, proteger e  amar. “Essa capacidade é natural na mulher”, declarou.  Apresentou as várias diferenças entre o homem e a mulher e  destacou as cobranças  que a mulher sofre por parte da sociedade, dos filhos, do marido, do emprego. “É uma questão cultural, pois a sociedade nos impõem, por exemplo, no quesito beleza, um padrão Gisele Bündchen”.  Abordou ainda a questão da autoestima e da importância de mante-la elevada, como forma de sentir-se capaz.

Após a palestra a professora de artesanato Bernadete Vila Lobos Drapala deu seu testemunho de superação, emocionando aos presentes.  Ela descobriu um câncer de  mama em 2010 fazendo o auto exame. Depois de confirmado o diagnóstico, passou por sessões quimioterapia e por cirurgia de retirada de mama. Mas graças a sua fé sempre se manteve ativa, trabalhando e vivendo junto aos filhos e netos.  “Hoje estou curada, graças a minha fé em Deus e ao apoio da família e dos amigos”, declarou.

O dia de cuidados da mulher promovido pela Secretaria Municipal de Cultura teve ainda sorteio de brindes e homenagens com apresentações de músicas, interpretadas pelo professor Amauri Shafascheck. Os organizadores do evento agradeceram a todos os parceiros que colaboraram para a realização das atividades do dia 8 de março.