Prefeito Wellington faz mediação para Impasse quanto a emissão de autorização para vans escolares

Para fazer a mediação entre os motoristas de vans escolares, a polícia militar, a Ciretran e o Detran municipal, o Prefeito Wellington Bielecki recebeu em seu gabinete na manhã da última quarta-feira, dia 9, membros da Associação Grupo de Amigos dos Transporte Escolar de Riomafra – AGATER, além do Delegado Rafaello Ross, o Tenente Leonardo Bedin e o Aspirante Tyago Venâncio da Silva, representando o comando da PM  e João Ferreira do DETRAMM.  O impasse se deu devido a algumas multas que estavam sendo aplicadas pela Polícia Militar aos motoristas de vans, que possuíam autorização para circularem como transporte escolar fornecida pelo Departamento de Trânsito Municipal  e não pelo Departamento Estadual de Trânsito – Ciretran.

O Delegado Ross explicou que desde 2015 essa função passou a ser exercida pelo município, depois da municipalização do trânsito, em 2014. Já a Polícia Militar explicou ser necessário o cumprimento do artigo 7º da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.

Para solucionar o impasse o Delegado se comprometeu – inicialmente –  em reunir seus funcionários e se readequar para que a Ciretran emita as autorizações no que compete ao selo, mas precisará de um prazo a ser definido, para a liberação do documento exigido pela PM.  “Posteriormente vamos analisar a questão da competência  das emissões dessas autorizações”, declarou.  A Polícia Militar, por sua vez, não realizará a fiscalização quanto a questão relativa a autorização até sexta-feira, dia 11, como forma de dar condições para que os motoristas possam continuar realizando o transporte escolar. Mas deixou claro que as demais  documentações e exigências de segurança continuarão sendo fiscalizadas normalmente.

Bom senso

Ao final da reunião o Prefeito Wellington Bielecki agradeceu as autoridades que atenderam ao seu chamado para solucionar esse “desentendimento” e destacou que, felizmente, o bom senso prevaleceu. “Ninguém quer prejudicar ninguém. Todos querem fazer o seu trabalho da melhor forma  possível e a Prefeitura sempre vai estar a disposição para ajudar ”, declarou.

O Presidente da AGATER, Dione Pitter Borges agradeceu a atenção do Prefeito, do Delegado da Policia Civil e dos representantes da Polícia Militar. “Agora vamos conseguir desenvolver um trabalho mais tranquilo”, afirmou.