Executivo e Legislativo vão ao Jardim América para reunião comunitária
Representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Mafra participaram na noite de quarta-feira, no Bairro Jardim América, de reunião promovida pelo Centro Comunitário local, com a finalidade de expor as dificuldades enfrentadas pelos moradores nos diversos setores, bem como solicitar apoio para a realização de melhorias. A reunião, que não teve cunho político, é segundo o presidente da Centro Comunitários, Cirineu Correia Cardoso, a maneira mais fácil de encurtar o caminho do entendimento entre o bairro e as autoridades, para a busca de solução dos problemas locais. "Neste momento difícil que a cidade está passando, não há outro caminho senão o da união de todos.
Na ocasião o grupo de amigos do Jardim América apresentou as ações que vem realizando em favor do bairro e as suas reivindicações. Após, todos os presentes fizeram por escrito as suas próprias reivindicações. O representante do Executivo, Secretário de Administração, Rodney Medeiros falou que todas as reivindicações serão levadas ao conhecimento do Prefeito Jango Herbst e que pretende analisar cada uma em separado e dar, o mais breve possível, um retorno à diretoria do Centro Comunitário. O presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Machado salientou que sempre que for de interesse da municipalidade, estarão de portar abertas para atuar em favor da população. Os Vereadores presentes se manifestaram em apoio às reivindicações e destacaram que eles sozinhos nada podem fazer sem o respaldo do Executivo.
A mesa de autoridades foi composta pelo Secretário de Administração, Rodney Medeiros, na ocasião representando o Prefeito Jango Herbst, além dos vereadores Pedro Machado, presidente da Câmara Municipal, Marcos Witt, Paulo Dutra, Roberto Scholze, Edson Schultz, Vicente Saliba e Valdemar Goffi. Nas primeiras fileiras acompanharam a reunião os secretários municipais Crisley Fuchs Valério, da Fazenda e Planejamento, Marsie V. B. de Oliveira, da Educação, Irene Dornel, Ouvidoria, Lauro Taborda, Governo e Cidadania, Áurea Bastos Davet, da Criança e Ação Social, Maria Beatrice Reynaud, interina da Saúde, e Débora Kahlow, de Obras.
Reivindicações
As reivindicações apresentadas pela diretoria do Centro Comunitário foram elaboradas após diversas conversas com os moradores do bairro. São elas:
- O maior e comum anseio da comunidade é a pavimentação asfáltica e a viabilização apara o escoamento das águas pluviais. – "Sabemos que nem tudo pode ser feito de imediato, mas queremos que vocês nobres Vereadores apresentem projetos ao Executivo Mafrense, para que a tão sonhada pavimentação asfáltica possa trazer progresso e qualidade de vida para a comunidade deste bairro".
- Ampliação do espaço físico do Posto de Saúde local, ampliação no número de consultas e de médicos – "São 5.200 pessoas que dependem do PSF do bairro Jardim América. A demanda de pessoal é muito grande para 1 médico, 1 dentista e 2 enfermeiras. Sem falar que o estabelecimento é pequeno demais e falta espaço para a comunidade".
- Necessidade de 2 profissionais de educação física para atuar junto às crianças da escolinha de futebol do bairro – "Hoje temos 58 crianças inscritas e é por elas que hoje mais uma vez solicitamos os 2 profissionais de educação física para dar continuidade ao trabalho já começado. Sabemos que através do esporte poderemos deixar nossas crianças livres das drogas e das armadilhas da vida".
- Reforma dos brinquedos do parquinho (COHAB) e iluminação para o mesmo – "Várias crianças brincam ali diariamente e os brinquedos estão em péssimo estado de conservação e a iluminação serve para inibir maus elementos que possam se esconder ou denegrir o patrimônio público".
- Aumento do policiamento no bairro, principalmente durante a noite.