Mafra apoiará projeto para produção de hortas comunitárias e escolares
-
Objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas fragilizadas socialmente e gerar uma fonte de renda para as famílias
A Prefeitura de Mafra recebeu na manhã de quarta-feira, representantes da Universidade Federal de Santa Catarina para exposição do programa de apoio à agricultura urbana e periurbana. Eles apresentaram projeto para o desenvolvimento de hortas comunitárias – nas regiões mais fragilizadas do município – e escolares, orientadas apela agro ecologia, cujos objetivos serão: melhorar a qualidade de vida dessa população e estimular a produção de alimentos utilizando aos equipamentos de já disponíveis de combate à fora e a desnutrição.
Inicialmente o projeto está buscando a parceria junto aos municípios. A equipe já passou por Joinville, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra, devendo visitar todos os municípios do Planalto Norte Catarinense, considerada como a região do Estado com mais baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano e agora mais fragilizada pela crise econômica.
Em Mafra os técnicos foram recebidos pelo Secretário de Administração, Rodney Medeiros, pela Ouvidora do Município, Irene Dornel, além de técnicos do meio ambiente. Os representantes do Executivo mafrense confirmaram o apoio ao projeto, que exigirá do município a compra das sementes agro ecológicas – que serão produzidas em Garuva; a disponibilizar área pública para a execução da horta comunitária e destinar duas escolas também para a realização das hortas. O apoio técnico será dado pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Os próximos passos a serem dados pelo município para o desenvolvimento do projeto serão, após escolhida a área, realizar reuniões com a comunidade, incluindo clubes de serviços, pastorais, conselhos – principalmente Conselho Comunitário de Segurança Alimentar – e demais entidades governamentais e não governamentais, para sensibilização quanto a importância do projeto, que já deu certo na zona rural, e que, segundo o professor do curso de Agronomia da UFSC, Clarilton Ribas, agora pretende se estender ao meio urbano.
Uma das facilidades verificadas em Mafra é a existência do Banco de Alimentos e do Horto Municipal, além do fato do município ser o único no Estado de Santa Catarina apto a se credenciar para captação de recursos junto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que incentiva a produção de alimentos pela agricultura familiar, permitindo a compra, a formação de estoques e a distribuição de alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar. Os produtos também são distribuídos na merenda escolar de crianças, em hospitais e entidades beneficentes.
Representando a Universidade Federal de Santa Catarina estiveram em Mafra o Professor do curso de Agronomia, Clarilton Ribas, as técnicas Aline Koposue e Susi Mara Freddi e o representante da Coperdotchi, João Guilherme Zeferino.