Mafra em alerta contra a Influenza Suína

 

Diante dos casos de influenza suína em humanos, constatados no México e nos Estados Unidos, a diretoria da Defesa Civil do Município de Mafra, orientada pelo órgão estadual, realizou na manhã de ontem (quinta-feira), reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica para traçar ações preventivas e de orientação com relação à doença. Embora Mafra não tenha nenhum caso confirmado da doença, o município encontra-se em estado de alerta, assim como todos os demais municípios de Santa Catarina.

Dentre as orientações repassadas em caso de suspeita, a medida nº 1 é ligar para o número (47) 3642-6377, no Núcleo Materno Infantil, onde encontra-se o setor de Vigilância  Epidemiológica, para então serem adotadas as medidas sucessiva.   Em Mafra e região, o hospital de referência para qualquer suspeita de caso é o São Vicente de Paulo, porém o transporte do paciente só poderá ser feito através do SAMU, que deverá ser acionado pela Vigilância Epidemiológica.

A Influenza suína é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A, que normalmente causa surtos de gripe entre suínos. Em geral este vírus não infecta o homem, no entanto, existem registros de transmissão pontual do vírus para os seres humanos.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde as autoridades sanitárias do México e do Canadá notificaram casos de síndrome gripal e pneumonia em humanos. Entre as amostras analisadas foi identificado um novo subtipo de vírus de influenza suína, não detectado previamente em humanos ou suínos. Este novo tipo de influenza suína A é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Os casos são considerados suspeitos quando:

  • Apresentar febre alta de maneira repentina, superior a 38º C e tosse, podendo estar acompanhada de algum dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória;

  • Ter apresentado sintomas até 10 dias após sair de área afetada pela influenza suína ou seja, dos seguintes países: Estados Unidos (Nova York, Califórnia, Kansas, Ohio e Texas), México (vários estados), Canadá (Nova Escócia e Columbia Britânica), Nova Zelândia (Aukland), Espanha (C. Valenciana, Castilha-La Mancha) e Reino Unido (Escócia).

Vacinação Idosos

O Serviço de Vigilância Epidemiológica de mafra, recomenda às pessoas com mais de 60 anos, que tomem a vacina contra gripe, que ainda está disponível nos postos de saúde e SUS local, uma vez que "o número de casos de pneumonia agravados por uma gripe, principalmente na faixa etária acima dos 60 anos, continua elevado, causando muitas vezes internamentos e óbitos".

Participaram da reunião da Defesa Civil, o Secretário Municipal de Governo e Cidadania, Lauro João Taborda, Diretora de Defesa Civil, Marilda Metz, Secretaria de Saúde (Interina) Maria Beatrice Reynaud dos Santos, Enfermeira da Vigilância Sanitária, Denise Dallagnol, além de Jonas Keskoski e Susanne S. Cassis do Departamento de Vigilância Sanitária de Mafra.