Mafra desenvolve projeto socioambiental para tratamento de esgoto

• A área escolhida para começar a rede coletora será na área central em virtude da grande concentração de população por km² (residente e usuário) um total de 5.810 habitantes

A Prefeitura de Mafra em parceria com a CASAN está implantando o Sistema de Esgotamento Sanitário (Tratamento de Esgoto), que consta de atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequada dos esgotos sanitários.

Ao implantar um sistema de tratamento de esgoto, o Ministério das Cidades orienta desenvolver um trabalho socioambiental com a comunidade envolvida. Este trabalho teve início em Mafra, no ano passado, quando a  Prefeitura de Mafra realizou o primeiro ciclo de contatos com a comunidade da área contemplada.  A área central foi a escolhida para começar a rede coletora, em virtude da grande concentração de população por km² (residente e usuário) um total de 5.810 habitantes.

Neste ano, para dar continuidade ao projeto socioambiental a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente em conjunto com as escolas, igrejas, associações e grupos de serviços levará até a comunidade informações sobre a importância do tratamento de esgoto em nosso município. "O objetivo principal é levar o conhecimento e esclarecimento para que a população da sub-bacia 04 (área central) seja inserida e participe efetivamente das mudanças que ocorrerão quando o sistema de tratamento de esgotos estiver sendo implantado no município", informaram as responsáveis pelo projeto socioambiental, Engenheira Química Elisabete Garcia Gava e Assistente Social Janete Oliveira de Almeida.

Segundo elas, a falta do tratamento e a destinação inadequada de esgotos sanitários é a principal causadora da poluição do solo, de água subterrâneas e de mananciais de superfícies, acarretando problemas na saúde da população.