Mutirão garantiu acesso gratuito a documentos para mafrenses

• Prefeito Jango Herbst quer realizar ainda este ano outro Mutirão da Documentação  no centro e Bairros de Mafra.

A Administração Municipal  de Mafra repetiu neste ano, mais uma ação em  respeito ao direito dos cidadãos de possuírem  Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. No último domingo, aconteceu mais um Mutirão da Documentação, realizado no salão da igreja da localidade de Rio da Areia de Baixo, proporcionando a regularização gratuita de documentos aos mafrenses. O evento atendeu as comunidades de Rio da Areia do Meio, Rio da Areia de Cima, Vila Souza, Caçador, Bituvinha, Bituva Papuã, Avencal São Sebastião, Avencal São Pedro, Avencal do Meio, Avencal de Cima, Vila Pscheidt e Vila Grein.

O Sr Valdevino foi um dos moradores da localidade que participou do mutirão. Ele tirou a 2ª via da Carteira de Identidade que tinha sido roubada. Para ele a ação é importante porque o morador do interior muitas vezes tem dificuldades em se deslocar até a sede para fazer o documento, além do custo. "Isso que está sendo feito é uma coisa  muito boa pois sem carteira de identidade ou CPF a pessoa não é nada", afirmou.

Ao destacar que a ação em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário foi muito importante o Prefeito Jango salientou que "os documentos garantem o acesso a diversos programas e serviços e reafirmam a cidadania das pessoas". O Prefeito agradeceu a todos os que colaboraram para a organização do evento: ao Vereador  Valdemar Goffi e a equipe da cozinha – que proporcionaram almoço e lanche para todos os que trabalharam no Mutirão – aos funcionários de todas as secretarias; à Caixa Econômica Federal, Agência Regional do Trabalho; Agência do INSS, ao grupo de Idosos do CCI, às pessoas que ajudaram na divulgação através de seus programas de rádio locais e a  todos os demais órgãos ou entidades envolvidas.

Parceria

A realização dos Mutirões foi uma parceria da Prefeitura de Mafra com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A Prefeitura viabilizou as ações colocando ônibus para transportar as pessoas das diversas localidades atendidas até o local do evento. No local foram prestados também atendimentos nas áreas da administração municipal. Na Saúde, equipe de enfermagem realizou procedimentos de  verificação de pressão arterial e glicemia e de orientação. Na Educação, equipe da EMEB Avencal São Sebastião atuou na recreação das crianças, proporcionando atividades de música, modelagem, pintura e com o cantinho da Leitura. Foram ainda prestadas informações sobre programas e projetos das secretarias do Bolsa Família, Assistência Social -Obras, Habitação, Cultura e de Desenvolvimento Urbano. O Procon prestou orientação ao consumidor e a Prefeitura forneceu o xérox necessário para os documentos. Grupos de idosos do CCI apresentaram números de danças.  O Instituo Geral de Perícias-IGP ficou responsável pela execução das Carteiras de Identidade, a Agência Regional do Trabalho, pelas Carteiras de Trabalho, a Caixa Econômica pelos CPF e o INSS prestou  informações.

O total de atendimentos, de carteiras realizadas e o local onde as pessoas irão retirar os documentos serão informados nos próximos dias, pois dependem de dados a serem fornecidos pelo Ministério do desenvolvimento Agrário.