Prefeitura de Mafra lança Cine Clube da Casa da Cultura

• Cinema Paradiso será o filme de estréia

A Prefeitura de Mafra está inovando na sua programação cultural. A partir da próxima semana inaugurará o Cine Clube Casa da Cultura. A estréia está agendada para o dia 4 de junho, próxima quinta-feira, às 19 horas no Auditório Municipal. O filme escolhido para iniciar as sessões que deverão acontecer quinzenalmente será "Cinema Paradiso", do diretor italiano Giuseppe Tornatore, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro e festival de Cannes em 1989. Do mesmo diretor está programado também o filme "A lenda do Pianista do Mar".

O Cine Clube de Mafra foi idealizado pela Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Turismo  com a finalidade de mostrar para a população mafrense, principalmente para o público mais jovem, filmes que falam sobre arte (a arte do cinema, do teatro, da escultura e da música) e que estão fora do circuito comercial.). A idéia surgiu como forma de dar uma opção diferenciada de cultura e de lazer para a população além de mostrar um universo diferente das artes retratadas pelo cinema. Os filmes a serem apresentados obedecerão às determinações de idade recomendadas e não será cobrado ingresso, apenas um quilo de alimento não perecível por sessão. A arrecadação será destinada à Secretaria Municipal da Criança e da Ação Social para ser revertida em favor das famílias carentes do município.

.Exemplos

Dentre os filmes já previstos para serem exibidos a partir da próxima semana, constam:

Bird, Amadeus, A Lenda do Pianista do Mar, Cidadão Kane, Laranja Mecânica, Sem Destino, Festa de Babete, Cinema Paradiso, Sonhos, Kaskiat, O Pagador de Promessas, Deus e o Diabo na Terra do Sol, By By Brasil, Terra Estrangeira, Cidade de Deus.

Sinopse

Em Roma, Salvatore di Vitto, um cineasta bem sucedido, recebe um telefonema de sua mãe informando que Alfredo está morto. O nome de Alfredo lhe traz lembranças de sua infância e principalmente do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Toto, fugia sempre que podia. Ali o menino, fascinado pela magia do cinema, fazia companhia ao bom Alfredo, o projecionista. De menino travesso a jovem sonhador, Toto aprende a amar o cinema através das mãos de Alfredo. Mas após um caso de amor frustrado com Elena, filha do banqueiro, ele deixa sua pequena cidade para tomar o caminho de Roma. Ele só retornará 20 anos depois, com a morte de Alfredo, para enfrentar as lembranças de sua infância. Censura Livre.