Pregão para aquisição de materiais para reforma de pontes
o extrato do pregão nº 054/09 que objetiva a aquisição de materiais como madeiras, ferros etc. para a realização das reformas das pontes do interior do município está sendo publicado neste sábado, dando seqüência às medidas determinadas pelo Prefeito Jango Herbst para garantir a segurança da população que diariamente trafega por estradas do interior. A Prefeitura de Mafra já realizou através da Secretaria Municipal de Obras, levantamento da situação das pontes do meio rural. Com as vistorias acontecendo feitas nos últimos meses. Três delas foram interditadas por apresentarem problemas de estrutura. Após o levantamento dos materiais foi encaminhado pedido de licitação e somente depois da publicação no diário oficial do Município, da abertura do pregão, no dia 10 de junho, às 9 horas; da homologação dos vencedores, (o município necessita dois dias para homologação – caso não ocorra recurso) e do recebimento dos materiais (prazo estimado em mais 5 dias), só então se poderá dar início aos trabalhos de reforma.
Outra medida que está sendo tomada por determinação do Prefeito Jango Herbst, é a realização de estudo de viabilidade econômica para a construção de pontes de concreto no município, para substituição gradativa das pontes construídas em madeira. O Prefeito destacou que com a substituição das pontes em madeira por pontes de concreto, o município terá um gasto único e talvez até mais barato em função do custo atual da madeira (tratada- devido exposição às intempéries). Em paralelo ao trabalho de conserto das pontes, que são emergenciais, a Secretaria de Obras está efetuando o levantamento de custos para a mudança das pontes para concreto.
Os engenheiros da Prefeitura informaram que em determinadas pontes, como a do São Lourenço, interditada no mês passado, as vistorias constataram que a estrutura está em boas condições, só apresentando problemas na plataforma, que deverá ser trocada. Em outra ponte, como da localidade de Rio dos Cedros, também interditada, o problema está na estrutura e em outros locais o problema está nas cabeceiras. Eles explicaram que a prioridade está sendo dada às pontes já interditadas e que apresentam grande fluxo de veículos, transporte escolar e urbano, além de escoamento de safra ou de granjeiros.
Parques infantis
A situação dos parques infantis em Mafra também é outra preocupação do Prefeito Jango. As vistorias foram feitas em todas as escolas e em algumas praças. Os laudos técnicos foram apresentados à Secretaria Municipal de Educação e às diretoras das escolas, que já providenciaram os consertos mais simples, muitos deles através das APPs, ou por funcionários da Prefeitura de Mafra como nos Centros de Educação: Ana Rank, Fiorige Bona, Vista Alegre, Vila Nova, Restinga, Comecinho de Vida e CEMMA. Receberão parques novos as seguintes unidades: Faxinal, Beija Flor, e as três escolas que estão em processo de conclusão de obra. Estão com parques em condições normais de uso as escolas: Bituvinha, Avencal do Saltinho, Rio da Areia do Meio e Anjo da Guarda (da Secretaria Municipal de Educação). Os próximos passos, após levantamento de custos será dar início ao processo de licitação.
Novas visitas estão agendadas para a próxima semana de engenheiro e equipe da Secretaria da Educação para estimar custos dos parques que serão reformados ou trocados.