Alunos do CEMMA sugerem reflexão sobre o uso de sacolas plásticas

O problema ambiental do uso das sacolas plásticas oferecidas pelo comércio em geral está sendo discutido por aproximadamente 60 alunos do 2º e do 4º ano da educação básica de nove anos, do Centro de Educação do Município de Mafra. Orientados pelas professoras Carmem e Solange, os alunos desenvolveram o projeto "Vivenciando a Matemática na Preservação do Meio Ambiente", que será apresentado nas feiras de Matemática e de Ciências. Eles realizaram pesquisas e estudos sobre a questão, explorando o tema em sala de aula e compartilhando os conhecimentos com os outros cerca de 1200 alunos da escola, com  a família e a comunidade.

Dentre as atividades desenvolvidas para execução do projeto, foi elaborado um folder com informações sobre o uso das sacolas plásticas. Na última quinta-feira, também em razão das comemorações da Semana do Meio Ambiente, os alunos realizaram pedágio no semáforo da Praça Lauro Muller, buscando envolver a comunidade na defesa do uso de sacolas permanentes e sugerindo uma reflexão a respeito (foto).  Os alunos participaram integralmente na elaboração do folder, criando a frase "Sacolas Plásticas Use menos para o planeta viver mais", de autoria da aluna Giovana de Lima Ribeiro, e o desenho por João Victor Levinski.  Dentre as informações do folder consta a de que durante a vida, uma pessoa pode chegar a utilizar quase 30 mil sacolinhas plásticas que acabam nos lixões, rios, mares e florestas, poluindo e matando milhares de animais.

Ainda como atividade do projeto, foi feita parceria`com dois estabelecimentos comerciais para a confecção das sacolas permanentes, que serão distribuídas entre os próprios clientes.

Distribuição de Mudas

Uma das programações estabelecidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente para esta semana, que seria a distribuição de mudas de espécies nativas e exóticas teve de ser adiada, em virtude das mesmas terem sido afetadas pelas fortes geadas que se sucederam nos últimos dias, atingindo-as enquanto estavam guardadas na estufa do Horto Municipal. A nova data da distribuição será divulgada posteriormente.