Cine Clube de Mafra proporciona muita emoção à platéia

O Publico que prestigiou a sessão de inauguração do Cine Clube Casa da Cultura, na noite de quinta-feira, viveu momentos de pura emoção com o filme "Cinema Paradiso", do diretor italiano Giuseppe Tornatore, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro e festival de Cannes em 1989. Antes do início da projeção o Secretário Municipal da Cultura, Esporte e Turismo, Erlon Veiga anunciou que o projeto Cine Clube é o primeiro de muitas novidades em que a Prefeitura de Mafra e a Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Turismo estão trabalhando com a finalidade de dar uma nova visão para as ações culturais no município. Segundo ele, "o nosso povo tem cultura e tradições que precisam ser respeitadas e resgatadas; produz arte (quer seja na música, no teatro ou no artesanato) que precisa ser incentiva e valorizada, mas também tem sensibilidade e emoções que merecem ser alimentadas com o belo, com o crítico e com muita emoção". Ele agradeceu aos presentes os alimentos doados e explicou que serão entregues à Ação Social do Município.

A próxima sessão do Cine Clube de Mafra acontecerá no dia 18 de junho, às 19 horas, no Auditório Municipal, com o filme "Amadeus". O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível.

Sinopse

Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.

Premiações

– Ganhou 8 Oscars, nas seguintes categorias:

Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (F. Murray Abraham), Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado. Recebeu ainda outras 3 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Tom Hulce), Melhor Fotografia e Melhor Edição.

– Ganhou 4 Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator – Drama (F. Murray Abrahams) e Melhor Roteiro.

Recebeu ainda outras duas indicações, nas seguintes categorias: Melhor Ator – Drama (Tom Hulce) e Melhor Ator Coadjuvante (Jeffrey Jones).

– Ganhou 4 BAFTAs, nas seguintes categorias: Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Melhor Som.

Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (F.

Murray Abraham), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino e Melhor Direção de Produção.

– Ganhou o César de Melhor Filme Estrangeiro.

– Ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Contribuição Artística no Festival Internacional de Flanders.