Comunidade participa da discussão sobre o futuro da educação

 

Pais, professores, alunos e funcionários das escolas públicas e particulares de Mafra participaram na quarta-feira, 18 de junho, do Dia da Mobilização da CONAE. Esta atividade faz parte da programação que precede a CONAE 2010 – Conferência Nacional de Educação Básica, que acontecerá em 2010, em Brasília (DF). Durante o evento nas escolas foram discutidos o papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade e a qualidade da educação, gestão democrática e avaliação.

Participação comunitária

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Lourenço destacam-se as propostas dos alunos, as quais incluem questões de informática e línguas, capacitação de professores e eleição direta para diretora. Alguns pais também concordam com as mesmas propostas. “Melhorias como um programa de prevenção às drogas e álcool faria a diferença, principalmente nas escolas do nosso bairro”, comenta Jozeni M. França, mãe de três alunos.

Já na E.E.B. Professor Gustavo Friedrich e no Centro de Educação Municipal de Mafra (CEMMA), os professores enviaram questionários aos pais de alunos para que estes contribuíssem com idéias e propostas para a melhoria da educação. O CEMMA, por exemplo, já tem algumas propostas formuladas como investimento em laboratórios de informática e bibliotecas, valorização dos profissionais de ensino, oficinas de contraturno, entre outras. Assim como estas escolas, as demais instituições de ensino de Mafra estão elaborando seu material para apresentação na Conferência Municipal da Educação, prevista para ocorrer no dia 15 de julho.

No dia ontem também foram escolhidos cinco delegados de cada escola do município. Ao todo são cerca de 200 delegados, representantes de todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.

 

Futuro

Durante este ano vão ocorrer ainda debates em conferências municipais, regionais e estaduais,  visando elaborar um documento que servirá de base para futuras políticas educacionais, bem como subsidiar a elaboração do novo Plano Nacional de Educação.