Executivo de Mafra inicia elaboração do Orçamento Participativo
Primeira Audiência Pública recebe reivindicações da comunidade
Representantes de associações de moradores e entidades de classe entregaram na noite de segunda-feira as reivindicações de suas comunidades que serão apreciadas pelos secretários municipais de Mafra, para então serem previstas no projeto do Plano Plurianual – PPA para o período de 2010 2013. A Audiência foi considerada como histórica no município de Mafra. Foi realizada pela Prefeitura de Mafra e coordenada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. Ao todo 10 associações entregaram reivindicações, mas foi concedido prazo até o dia 19 de junho, próxima sexta-feira para que a comunidade possa participar com as suas prioridades.
Na abertura do encontro, a secretária Crisley Maria Fuchs Valério explicou a importância da participação popular nas audiências que estão acontecendo para o planejamento das ações do Executivo a longo prazo. Segundo ela, o Prefeito Jango Herbst quer que a comunidade opine onde considera prioritário o investimento dos recursos do município.
Elogios
A realização da Audiência para elaboração do PPA foi elogiada pelos presentes. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Marcio Magnabosco, declarou que a audiência pode ser considerada como o marco de uma nova era de crescimento para o município. Para Teresinha Wisnievski, que por mais de 20 anos participa da Associação dos Moradores da Restinga e que atua como membros da União Mafrense das Associações de Moradores – UMAM a reunião/audiência é a realização de um sonho. "Hoje vemos acontecer o que sonhavamos para o município", declarou. A representante da Associação dos Moradores da Vila das Flores, Maria Bernadete Kollross, que entregou projeto para embelezamento do bairro e outras sugestões como forma de promover a melhora da qualidade de vida dos moradores, afirmou que "a realização do orçamento participativo é uma idéia muita boa pois assim a comunidade poderá caminhar junto com o Executivo".
O Representante da Associação dos Moradores da Vila Nova, Casemiro Konkel também elogiou a iniciativa da administração municipal e lembrou as reuniões anteriores realizadas entre os moradores e o Executivo. Disse que a participação da comunidade é muito importante para o desenvolvimento do município e apresentou algumas sugestões.
- O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento orçamentário de médio
prazo que estabelece quais serão as prioridades do município de Mafra – Prefeitura, Câmara de Vereadores, Fundos da Saúde, FIA, Ação Social e Instituto de Previdência para os próximos quatro anos (PPA 2010 2013).
- O planejamento orçamentário nada mais é do que prever as receitas e fixar as
despesas durante um ano ou durante vários anos – projetando ações, metas e programas de governo para o ano ou o quadriênio 2010 / 2013.