AMADEV comemora 11 anos de atividades com muitas conquistas

 

“Fizemos com que Mafra enxergasse o deficiente visual, passando a respeitá-lo”, declarou a Presidente da AMADEV, Marlene J. Lourenço, sobre a principal conquista da associação

 

Os associados da AMADEV – Associação Mafrense dos Deficientes Visuais – reuniram-se na última quarta-feira, 16, com funcionários, amigos, professores e voluntários para comemorar os 11 anos da entidade. Em meio a música, abraços, discursos e orações os presentes participaram ainda de sorteio de brindes e lanche. O tema da confraternização foi “Super Heróis”, alusivo aos associados que diariamente enfrentam dificuldades, mas têm muita força de vontade.

 

11 anos de conquistas

A presidente da AMADEV, Marlene J. Lourenço, falou das conquistas ao longo dos anos. “Ganhamos da Fundação Pró-Vida Central Geral do Dízimo em 2013 um veículo Kombi, fizemos convênios e parcerias, mas principalmente fizemos com que Mafra enxergasse o deficiente visual, passando a respeitá-lo”.

Com 35 membros, entre associados e funcionários, a AMADEV auxilia e orienta as pessoas com baixa visão, deficientes visuais totais e com visão monocular. Também presta atendimento aos familiares e realiza várias ações com a comunidade: ação entre amigos, bazar permanente de roupas, sapatos e móveis (com preços a partir de R$ 0,50), rifas, venda de pastéis, sonhos, ceroulinhas e feijoada e ainda recebe e doa aros de óculos.

Para os associados, a entidade presta orientação em mobilidade (uso da bengala), oferece aulas de braile (escrita e leitura para o cego), biblioteca em braile e livros falados, aulas de artesanato e jogo de bocha. A presidente contou que firmou convênio com a academia Aquarium, a qual oferece 20 vagas para natação. Marlene também lembrou que as pessoas podem contribuir com a AMADEV através do convênio firmado com a Celesc. “A pessoa pode contribuir a partir de R$ 1,00 por mês, descontados em sua conta de luz, basta nos procurar, trazer a conta, que providenciamos”, disse.

 

Confraternização

O grupo de voluntários evangelizadores “Ide, pregai o Evangelho”, da igreja Nações para Cristo de Itaiópolis, trouxe a palavra de Deus para os presentes, fazendo-os refletir sobre a vida. “As pessoas mais importantes para nós, fazem parte da nossa vida ou estiveram do nosso lado no momento que mais precisamos. Essa é a essência de Jesus Cristo”, declarou o evangelista Michel. Junto aos demais membros da igreja: Kellen, Francine, Sandra e Junho, cantaram e propagaram a mensagem do amor ao próximo. Eles também doaram à associação uma Bíblia narrada contendo o Evangelho segundo São Marcos. Em seguida, a comemoração com o momento dos parabéns. A professora e sócia-fundadora da entidade, Andreia Fabiano Pettres Wolski, fez um breve discurso, declarando que a AMADEV é uma potência e que obteve ao longo dos anos muitas conquistas e parcerias.

A associada Maria da Luz Fary, conhecida como Mariazinha, está na AMADEV desde sua fundação. Ela participa de várias atividades como aulas de artesanato e natação e lembrou que já participou de jogos. “Considero a associação uma família. Quando tenho problemas, sei que não estou sozinha. Amo a todos daqui”, disse. Maria da Luz fez questão ainda de deixar um recado. “Agradeço todos os benefícios que recebemos do poder municipal e o apoio também”, disse de mãos dadas com suas amigas, simbolizando o sentimento de união entre os associados.

 

A AMADEV fica na Rua Getúlio Vargas, 175. Telefone: 47 3641-4069. E-mail: amadev.mafra@gmail.com