Procon divulga balanço semestral de suas atividades

 

Com o objetivo de informar os consumidores Mafrenses, o PROCON Municipal apresentou balanço das atividades realizadas nos seis primeiros meses de 2009. No período, os recordistas em reclamações segundo o diretor José Emílio Manchenho foram as operadoras de telefonia fixa seguidas das operadoras de telefonia celular, produtos envolvendo assistência técnica e comércio.

Ele destacou que os números são consideravelmente altos em função dos descumprimentos da Lei 8.078/90. Alertou que, em muitos casos,  o consumidor não exige a nota fiscal, documento este de grande valor para poder provar a relação de consumo com a empresa reclamada e imprescindível na hora de enviar o produto para a assistência técnica se for o caso. Manchenho orientou que quando se contrata um serviço, ambas as partes devem conveniar um prazo adequado para a execução deste, "Não sendo cumprido, podem acordar um novo prazo ou cancelar o serviço", explicou.

O diretor destacou que o PROCON de Mafra é tido como referência regional na qualidade do atendimento graças ao apoio recebido do Executivo – dando sustentabilidade ao Departamento que pertence à Secretaria Municipal do Governo e Cidadania – e do Ministério Público em defesa dos consumidores. "Mantemos contato sempre que necessário com o PROCON Estadual em Florianópolis e também com o PROCON da cidade São Paulo que é referência nacional", explicou.

Registro de atendimentos (reclamações)

Assuntos Financeiros Diversos – 177

Assuntos Envolvendo Produtos – 176

Assuntos Envolvendo Serviços – 460

TOTAL DE REGISTROS FUNDAMENTADOS – 813

Assuntos Resolvidos no Ato das Reclamações – 773

Notificações para Audiência de Conciliação – 40

Acordos Entre as Partes Envolvidas – 21

Encaminhamento para Ações Judiciais – 19

Informações/Orientações Prestadas no PROCON – 917

Informações/Orientações Prestadas por Telefone – 868

 

Orientações do PROCON podem ser obtidas através dos telefones 3642.5822 e 3642.4378, ou pelo e-mail proconmafra@yahoo.com.br e proconmafra@gmail.com

O horário de atendimento é das 08:00 as 12:00 e das 13:30 as 17:00