Programa "Mafra em Forma" apresenta trabalhos na UnC

O coordenador do programa "Mafra em Forma" da Secretaria Municipal da Saúde, Prof. Daniel Petreça, apresentou dois trabalhos no I SIPEX – Seminário Integrado de Pesquisa e Extensão Universitária, na Universidade do Contestado, em Mafra, entre os dias 26 e 27 de junho. Um sobre o "Efeito do exercício físico na dor em pacientes com lombalgia do SUS de Mafra" e outro sobre a "Relação entre índice de massa corporal e capacidade funcional nos participantes do projeto Ginástica Popular". Com esta apresentação, o programa mostrou mais uma vez a importância da prática da atividade física na manutenção de uma vida saudável.
Para se exercitar
O "Mafra em Forma" oferece à população várias atividades físicas, sempre supervisionadas por profissionais da área de esporte e saúde. Veja algumas e participe:

• Gestante Ativa – tem o objetivo de proporcionar atividades físicas e orientações de saúde para gestantes do município, melhorar a capacidade circulatória das gestantes, fortalecer a capacidade muscular para o parto e pós-parto, além da melhora do auto-estima da gestante, com apoio da Maternidade Dona Catarina Kuss.

• Informação também é um exercício – tem o intuito de informar, trazer conhecimento científico e motivar a população através de palestras e dinâmicas à adoção de um estilo de vida saudável e conseqüentemente uma melhora na qualidade de vida.

• Viva bem com a coluna que você tem – visa atender a indivíduos que sofrem ou já sofreram problemas leves de coluna, lombalgia suprindo o bem-estar físico-social para uma possível melhora na qualidade de vida, um estilo de vida saudável e uma autonomia das funções diárias no decorrer da vida.

•  Ginástica Popular – visa oportunizar as pessoas à prática regular de exercícios físicos, a melhora da aptidão física relacionada à saúde e a aquisição de um estilo de vida mais saudável. O programa tem apoio das 9 Equipes de Saúde da Família do Município.

• Caminhando com o SUS – visa oportunizar os cidadãos mafrenses a praticar a caminhada orientada, o projeto desenvolverá grupos, montando percursos e orientando para uma prática segura e com resultados satisfatórios.

• Agita Mafra – o programa é um evento de Promoção de Saúde que será realizado no centro da cidade com a equipe de profissionais da saúde da Secretaria Municipal da Saúde contando com o apoio da Universidade do Contestado.

• Avaliar para praticar – tem como objetivo avaliar a população mafrense sendo ela ativa ou sedentária, para um melhor esclarecimento sobre a prática de exercícios físicos orientados verificando quanto a índices aceitáveis de saúde e propor alternativas para uma melhora.

Mafra em Forma

Objetiva proporcionar a prática regular e orientada de atividade física, reduzindo a incidência de doenças crônicas degenerativas não transmissíveis e de educar e sensibilizar a população dos benefícios, importância e manutenção de um estilo de vida saudável.

Informações: 3641-5200.