Programa habitacional beneficia famílias carentes

Aconteceu nesta quarta-feira, 01 de julho, o 1º seminário de lançamento do processo de Elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) de Mafra. Com a presença de representantes da sociedade civil e órgãos públicos, foi apresentada a proposta metodológica do programa – um relatório que contém todas as etapas do PLHIS. A secretária municipal de habitação, Terezinha Wisnieviski, comentou sobre a importância desse programa e os benefícios que traz à população carente (famílias com renda até três salários mínimos), habitantes de áreas de risco ou irregulares. Além disso, houve a formalização do Núcleo de Acompanhamento do programa, composto de membros dos órgãos públicos (40%) e da sociedade civil organizada (60%).

Envolvimento

Durante o encontro, o público foi levado a discutir questões relacionadas aos problemas e às necessidades habitacionais do município. A empresa de consultoria Ecotécnica, que coordena junto com a Prefeitura de Mafra o PLHIS, conduziu o debate, comentou sobre a participação dos agentes comunitários da saúde no diagnóstico habitacional e da importância da participação popular nas etapas do programa. Para a diretora do CEIM Ana Rank e membro da União das Associações de Moradores do Município de Mafra (UMAM), Joelma Aparecida Martins dos Santos, a participação popular no PLHIS é fundamental para o desenvolvimento do programa. "Quero fazer parte do núcleo, pois acredito que as pessoas que realmente precisam de uma habitação digna, sejam beneficiadas. Todo o cidadão tem direito a um endereço, a uma identidade", comenta.

Etapas

O processo de elaboração do PHLIS contempla três etapas – proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação -, que resultam em um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional. A previsão para conclusão das etapas é em dezembro deste ano.

Conheça o PLHIS

O PLHIS, Plano Local de Habitação de Interesse Social, é um instrumento que tem como objetivo promover o planejamento das ações do setor habitacional, de forma a garantir o acesso à moradia digna. Para isto é necessária a participação da comunidade e a integração com os três níveis de governo (federal, estadual e municipal).

Mais informações na Secretaria Municipal de Habitação pelo telefone: 3643-9073.