1560 quilos de lixo recolhidos no II rio Negro água limpa

 

• Foram necessários dois caminhões para transportar todo o lixo retirado do rio Negro

Na manhã fria do último sábado, 04 de julho, voluntários compareceram ao evento II rio Negro água limpa, para ajudar na limpeza do rio. Cerca de 60 pessoas das entidades participantes – Seluma, Corpo de Bombeiro de Rio Negro, Clube Canforeira, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Mafra, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Rio Negro, Casan, ITEP – Guarda Mirim, Defesa Civil de Rio Negro, Associação de Catadores de Rio Negro, Autopista Planalto Sul, UMAM – União Mafrense de Associações de Moradores, ONG Voz do Rio e Secretária Municipal da Saúde de Mafra -, trabalharam no recolhimento de detritos. Os supermercados Mig, Belém e Willner Plus colaboraram com o lanche dos voluntários durante o período de trabalho.

Um total de oito pneus, 1030kg de lixo doméstico e 530kg de material reciclável, totalizando 1560 kg, foi tirado das margens e do leito do rio que separa os municípios de Mafra (SC) e Rio Negro (PR). De acordo com a coordenação do evento foi constatado o acúmulo de muito lixo embaixo da ponte. Resíduos químicos como solventes e cola – em frascos -, material de informes publicitários (restos de outdoors) pias, sapatos e até um vaso sanitário podiam ser vistos da margem. "Muitas vezes quem passa pela ponte, acaba jogando lixo ali mesmo, sem medir as consequências para o meio-ambiente. Com este evento, quisemos conscientizar a população sobre os riscos para a saúde de viver em um ambiente poluído e dos benefícios de termos um rio saudável", comenta o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Carlos Laurentino Ferreira.

Todos contra a poluição

O II rio Negro água limpa não é uma ação isolada, pois, a organização do evento pretende repetir esta operação periodicamente, atingindo outras áreas ainda poluídas, bem como margens de outros rios como o rio Bandeira, rio da Lança e rio Passa Três. Para envolver ainda mais a comunidade, está sendo elaborada uma cartilha sobre saneamento básico, a qual será distribuída à população, nas visitas residenciais dos Agentes Comunitários da Saúde.

Para o Prefeito Jango Herbst, tudo o que se refere à manutenção da saúde da população deve ser apoiado. "O rio Negro abastece nossas cidades e por isso somos responsáveis pela sua sobrevivência".

Nosso rio Negro

O rio Negro é um rio brasileiro da bacia hidrográfica do rio Paraná, que banha os estados do Paraná e de Santa Catarina, fazendo parte da divisa entre estes estados. Nasce na Serra do Mar a menos de 20 quilômetros do Oceano Atlântico. Importante fonte de água para os municípios por onde passa, no passado foi navegável em boa parte de seu leito onde era usado no transporte de erva-mate. Já foi personagem de grandes enchentes, destacando-se as dos anos de 1983 e 1992, quando chegou a atingir a marca de mais de 18 metros.O rio Negro possui variedade em peixes dentre os quais destacam-se o lambari, o bagre, o mandi e a traíra.