I CONAE dá mais um passo rumo à educação de qualidade

• Compromisso com a democracia é assumido por escolas, pais e alunos

Acreditar na educação que defenda a formação humana foi a temática que envolveu a I Conferência Municipal de Educação (Conae), que aconteceu segunda-feira, 13 de julho, na Universidade do Contestado (UnC) em Mafra. Na abertura do evento, a Secretária Municipal de Educação de Mafra e Presidente do Conselho Municipal de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira, salientou que este é um momento histórico para a educação de Mafra, pois todos estão contribuindo para a construção do sistema nacional articulado de educação, que visa a sua qualidade e a valorização. "É preciso que muitas mudanças aconteçam, mas a principal é acreditar que a educação precisa ser mais humanitária. É preciso educar para o respeito, para a convivência pacífica, para a troca de experiências e para superar as dificuldades com dignidade".

Reflexões

A I Conae trouxe ao público a palestra do Doutor em Educação, Professor Juares da Silva Thiesen, que fez comentários sobre eixos temáticos já discutidos nas conferências anteriores. Ele fez reflexões sobre a universalização da educação, políticas educacionais, tempo de escolarização, gestão por crise e também sobre os sistemas de avaliação vigentes no país. O professor ressaltou ainda que Mafra é historicamente comprometida com o debate na educação. "Mafra tem uma grande capacidade de colaboração. Os indicadores educacionais do município, em relação aos de outras cidades brasileiras, é alto, por isso, acredito que as propostas daqui representem bem as necessidades não só locais, mas estaduais", completa.

Para a Gerente de Educação da 25ª SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), Marlize Beatriz Conte, a participação de Mafra na Conae mostra o envolvimento e a mobilização das escolas, pais e alunos em todo o processo. "Esta conferencia contribui para o plano nacional de educação e a participação de todos, com responsabilidade, é fundamental para a elaboração deste documento".

Visão escolar

A visão dos alunos, pais e professores sobre educação foi representada por alunos do CEMMA por meio de um teatro e coral. Palavras como descoberta, desenvolvimento, transformação e desafio, fizeram parte da encenação. De acordo com a Diretora da Escola Agrícola Municipal Professor José Schultz Filho, Andréa Moreira Silveira esta conferência mostra não só as necessidades da sua escola, mas de todas as do município. Para o Sr. Claudiomar Hirt, pai de um aluno da escola Avencal São Sebastião, é fundamental a participação dos pais em todo esse processo. "O pai é aquele que está presente todos os dias. Ele sabe o que a escola e seu filho precisam, e como está sendo o desempenho da criança", enfatiza.

Nesta conferência o representante dos alunos, Guilherme Kundlatsch, 12 anos, do EEB Santo Antônio, avalia a participação de todos os seus colegas. "A valorização dos professores foi o ponto em comum ressaltado pelos alunos, pois nossos professores são a base do nosso sistema educacional", completa.

Propostas para a Conferência Regional

Durante a I Conae foram apresentadas e discutidas propostas dos dois eixos temáticos –

I – Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional e II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação -, para serem levadas à Conferência Regional em agosto. Na ocasião também foram eleitos delegados de cada segmento – gestores (17 diretores), trabalhadores da educação (17), alunos (17), pais (8) e Conselho Municipal de Educação (3). Esta atividade é parte integrante da programação que precede a CONAE 2010 – Conferência Nacional de Educação Básica, que acontecerá em 2010, em Brasília (DF).