Preservação ambiental trabalhada junto com matemática
"Vivenciando a Matemática na Preservação do Meio Ambiente" foi o tema do projeto apresentado por alunos do Centro de Educação do Município de Mafra – CEMMA que obteve classificação na Categoria Ensino Fundamental Séries Iniciais, para a etapa regional da VII Feira de Matemática. Ao todo concorreram 34 trabalhos de escolas do município, estado ou particulares, sendo selecionados apenas 7 projetos.
O Projeto do CEMMA foi apresentado pelos alunos, Laura Gabrieli Mendes Oliveira; Arthur Gonçalves, Matheus Sabatck, orientados por Solange Ogg. Teve por finalidade não só proporcionar a aprendizagem como também formar cidadãos sabedores da importância de cuidar do meio ambiente. O desenvolvimento do projeto foi realizado pelas turmas do 2º ano e 4º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, envolvendo alunos, pais e comunidade.
Para realização do trabalho multidisciplinar foi abordado o tema "Sacolas Plásticas", iniciando com aula expositiva e reflexão sobre o uso das mesmas. Depois foram realizadas pesquisas com os pais para se questionar a quantia de sacolas que traziam do mercado semanalmente bem como o destino delas. Com os dados da pesquisa foi possível trabalhar adições, multiplicações e a construção de gráficos. Utilizando-se de interdisciplinaridade foi possível integrar o projeto com a disciplina de artes, com os alunos confeccionaram vitrais, além de trabalharem com as formas geométricas, linhas retas e medidas (uso da régua).
Para atingir a comunidade, foram confeccionados e distribuídos em pedágios folders conscientizando para o uso das sacolas permanentes. Na matemática calcularam o custo dos folders e resolveram situações-problema envolvendo o número de carros que passaram no pedágio.
"Buscamos parcerias com estabelecimentos comerciais para a confecção de sacolas permanentes que foram distribuídas nos estabelecimentos parceiros. Com a confecção das sacolas e entrega nos estabelecimentos foi possível explorar a estimativa, custos, perímetro e área em situações problematizadas", explicaram os orientadores.
Além do exercício na prática a matemática, o projeto concluiu que percebe-se uma mudança positiva de hábitos em alguns adultos e as crianças estão crescendo sabedores da importância da redução de uso de sacolinhas plásticas para o bem do meio ambiente. "A idéia está plantada, esperamos que ela cresça e dê frutos", declarou a orientadora.