Programa Feijão com Arroz implanta horta em escolas

 

Atendendo ao pedido da direção da Escola de Educação Básica Professor Gustavo Friedrich, a Técnica Agrícola  da Secretaria da Criança e Ação Social de Mafra que atua no Programa "Feijão com Arroz"  iniciou nesta semana a implantação da horta escolar da unidade da  Restinga.  A horta  terá a finalidade de produzir alimentos que possam ser incorporados à merenda escolar dos alunos. Inicialmente está sendo feito o preparo do solo, para posterior semeadura de tempero verde, cenoura, beterraba, repolho, couve-flor, rabanete, nabo, almeirão e rúcula.

A horta está sendo implantada com a participação de alunos da Escola Agrícola Municipal "Prefeito José Schultz Filho", que também auxiliarão na manutenção.

Outras duas hortas já foram preparadas desde o início do ano nas escolas  Beija-Flor e  Cristo Rei.  Aguardam  para também iniciar os trabalhos com hortas escolares os Centros de Educação Infantis Faxinal e Vila Olsen.

O "Feijão com Arroz" envolve recursos do Ministério do Desenvolvimento Social através da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, no valor de R$ 100 mil reais. Tem por objetivo conscientizar as famílias sobre a importância de uma boa alimentação estimulando a construção de hortas caseiras e comunitárias.  Destina-se a crianças, jovens, adultos e idosos das famílias atendidas pelo programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

O  programa prevê a realização de hortas caseiras e comunitárias, de cursos de culinária alternativa e dietas para grupos específicos  (obesos, diabéticos e hipertensos); de atividades educativas e culturais, de palestras e de orientações com nutricionista, técnico agrícola, pedagogo e culinarista.

O "Feijão com Arroz" está sendo desenvolvido junto à rede escolar, envolvendo escolas municipais e estaduais. Pretende trabalhar preferencialmente as escolas com alunos do Bolsa Família, mas demais escolas interessadas em  receber as informações sobre alimentação saudável podem entrar em contato com a Secretaria da Ação Social.Informações pelo telefone (47) 3643-7181.