Decretada situação de emergência em Mafra
O Prefeito de Mafra, Jango Herbst decretou ontem (7), situação de emergência no município de Mafra, em razão da confirmação da presença do vírus A (H1N1) no Estado e no Município. E dentre as medidas adotadas constam ações de prevenção, combate e mobilização da comunidade, relativamente ao problema. Além disso, a Administração Municipal desencadeará abertura de Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de profissionais da saúde para trabalho específico na triagem de possíveis portadores do vírus Influenza A (H N1).
O decreto nº 3.191 considera que o crescente número de casos de Vírus Influenza – A (H1N1) no Brasil coincide com o aumento de novos casos registrados nos países vizinhos, como, por exemplo, Argentina – que é destino de alguns motoristas de grandes empresas, que devido ao entroncamento rodoviário de nosso Município, acabam por aqui transitando – além da proximidade do Município com Curitiba, que apresenta crescente número de casos da nova gripe, sendo destino diário de muitos mafrenses.
Conforme o decreto, o número de pessoas que mantiveram contato com pacientes infectados é crescente, o que exige atitudes no sentido da proteção da coletividade, "uma vez que tem se tornado difícil evitar que novos contatos com potencial de transmissão sejam monitorados".
A Administração Municipal considerou como fator preocupante e que embasa o decreto, o fato de que existe um tempo necessário para que exames laboratoriais definam o diagnóstico, bem como a necessidade de mobilização dos meios de preservação da saúde e de recursos não previstos no orçamento municipal.