Prefeitura de Mafra orienta o que fazer para combater a poluição do ar

o "Dia do Combate à Poluição" é um alerta às futuras gerações

Na próxima sexta-feira,14 de agosto, comemora-se o Dia do Combate à Poluição. Buscando orientar a população sobre as queimadas e as formas de combatê-las, a Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, alerta que no município existe o hábito de queimar resíduos como lixo seco, galhos podados de árvores e materiais recicláveis. "Esse material deveria voltar para o processo produtivo como matéria prima para formação de novos produtos. Temos coleta seletiva no município e é importante que a população colabore separando o lixo reciclável (papel, vidro, plástico) do orgânico", orientam os técnicos em meio ambiente da Prefeitura de Mafra.

Riscos ambientais

Fazer queimadas provoca poluição atmosférica, além de causar perda de matéria orgânica e mortandade de organismos necessários à manutenção e equilíbrio do solo. Além disso, muitas pessoas queimam plásticos misturados a outros produtos e esse processo gera a emissão de gases tóxicos, prejudiciais à saúde. De acordo com o Código de Posturas do Município de Mafra, há um artigo e inciso que se referem a este assunto. "Art. 32º – Para preservar de maneira geral a higiene pública, fica proibido: IV – queimar, mesmo nos próprios quintais, lixos ou quaisquer outros corpos". Para os técnicos em meio ambiente, isso deixa clara a proibição deste tipo de ato. "É constante a reclamação de moradores quanto a seus vizinhos que praticam este gesto. Vale também alertar que esta prática de queimada caracteriza um crime ambiental, previsto em lei federal", enfatizam.

Saúde comprometida

A poluição do ar causa o aumento das doenças respiratórias, principalmente nas crianças. Com a chegada do inverno, clima frio e seco, doenças como bronquites e pneumonias são mais comuns, devido ao excesso de poluição. "Se cada um fizer a sua parte, separando o lixo, não jogando resíduos no meio ambiente, vamos ter um ar mais limpo e saudável".

Faça sua parte, mantendo a cidade limpa

Em Mafra há vários pontos com lixeiras coloridas para descarte de lixo proveniente de quem está circulando pelas vias públicas. Cada cor indica um tipo de material a ser descartado.

VERMELHO – plásticos (Exemplo: embalagens, canudos, copos, sacolas e sacos plásticos);

AZUL – papel / papelão (Exemplo: sacos de pipoca, materiais de propaganda, papéis de bala);

AMARELO – metais (Exemplo: latas de refrigerante);

VERDE – vidro (Exemplo: garrafas);

CINZA – materiais não-recicláveis (Exemplo: lixo doméstico, alimentos).

"Não jogue lixo na rua. Preserve a sua cidade".