Projeto da Prefeitura de Mafra dá resultados positivos nas áreas ambiental e social

A reciclagem de papeis feita pela Prefeitura de Mafra está dando resultados positivos tanto na área ambiental como social. Como forma de dar destino correto aos papeis utilizados pelo setor administrativo da Prefeitura, o departamento de Meio Ambiente incrementou em junho deste ano, o trabalho iniciado há 4 anos, de reciclagem de papeis, distribuindo caixas diversas para coleta. Os servidores separam jornais velhos, papeis rasurados e outros, que são coletados semanalmente, picados e destinados à APAE de Mafra. "Essa é uma forma de possibilitar a reutilização do material e poupar a natureza", declarou a Diretora de Meio Ambiente, Elisabete Gava, explicando que a cada 60 dias são enviados cerca de 60 sacos com capacidade de 50 litros, cheios de material reciclável.

O próximo passo da diretoria é estender o projeto para secretarias localizadas fora do Paço Municipal e também para empresas que ainda não adotaram a reciclagem como norma. "Gostaríamos que o exemplo da Prefeitura e de outras empresas possa servir de estímulo para que um maior número de estabelecimentos industriais ou comerciais adote o sistema que, além de ajudar a preservar a natureza, ainda auxilia uma entidade social", explicou.  A intenção é promover a difusão da iniciativa junto às empresas de pequeno, médio e grande porte do município, um trabalho que deverá ser realizado em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico.

Projeto sócio-ambiental

Além de conscientizar os servidores municipais para a necessidade de preservar os recursos naturais, os papeis destinados para a APAE pela Prefeitura  – e outras entidades como Fórum, Banco do Brasil, Celesc –  têm tido resultados positivos também na área social. A APAE armazena e troca com a empresa Mile S.A., de Três Barras,  os papeis reciclados recebidos das entidades e dos próprios alunos, por papel higiênico e toalha papel.  A cada 50 kg de papel reciclado, ganham um fardo com 64 rolos 60 metros.

"Os papeis que recebemos fazem  toda a diferença. Suprem as necessidades da escola e ainda são devolvidos aos alunos",  declararam as professoras Marilene, Eliane Konkel e Edina Mann, que trabalham com a oficina de reciclagem, explicando que assim a escola – que hoje conta com 189 alunos – economiza não precisando gastar em papel higiênico. Além disso, a escola reutiliza os reciclados na produção de papeis para confecção de cartões e caixas de presentes (foto). "Com a fábrica de papéis trabalhamos a conscientização ambiental e ainda desenvolvemos projetos. A idéia é aperfeiçoarmos os trabalhos neste ano para podermos oferecer nas floriculturas ou outros pontos comerciais e agregar valor ao nosso produto", explicam as professoras.